Música sertaneja...


A música caipira se reinventa a cada dia e nunca deixa de fazer sucesso. Hoje existem várias vertentes: Sertanejo de raiz, universitário e o romântico

Tudo começou por volta de 1910, com compositores rurais ao som da viola. Uma das características comuns era a formação de duplas e cantores com a voz mais aguda e nasalada.

Lembremos, brevemente, a história desse gênero musical:

O primeiro ícone da história da música caipira foi o jornalista e escritor Cornélio Pires.O artista gravou os primeiros discos sertanejos com algumas das canções que já faziam sucesso entre o público rural da época. As letras falavam sobre o homem do campo e seus amores não correspondidos.

Ao longo do tempo, artistas do mesmo gênero seguiram essa tendência, como Alvarenga e Ranchinho, Vieira e Vieirinha e a famosa dupla Tunico e Tinoco. Hoje em dia, podemos ouvir esse estilo conhecido como sertanejo de raiz na voz de Inezita Barroso e Mazinho Quevedo.

Após a Segunda Guerra Mundial, a música caipira ganhou novas características com a influência de estilos europeus. As letras tornaram-se mais românticas. Na época, se destacaram nomes como as Irmãs Galvão, Cascatinha & Inhama, Irmãs Castro e Palmeira & Biá.

A dupla de grande sucesso Milionário e José Ricoseguia a mesma linha que seus conterrâneos, mas acrescentou elementos mexicanos com floreios de violino e trompete. Outro artista a dar um toque pessoal ao ritmo sertanejo foi Tião Carreiro, o precursor do pagode. Suas músicas tinham como base a viola e as letras falavam da vida na roça.

A música sertaneja em tempos modernos. Certo dia chega às duplas sertanejas a famosa guitarra elétrica. A dupla Léo Canhoto & Robertinho uniu o instrumento do ritmo jovem à viola e marcou a fase da moderna música sertaneja no final da década de 1960. No entanto, muitos outros artistas mantiveram a composição original, usando apenas a viola e o violão como instrumentos de suas criações.

Um dos grandes nomes da música caipira, na década de 1970, foi Sérgio Reis. Nos anos de 1980, as vozes caipiras foram parar nas rádios FM e na televisão. Surgiram, pois, grandes nomes mesmo do cenário atual: Renato Teixeira, Trio Parada Dura, Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, João Paulo & Daniel, Chico Rey & Paraná, Gian & Giovani, entre muitos outros.

Chega o ano 2000 com o movimento universitárioA indústria fonográfica acompanhou o crescimento da música caipira e criou um movimento chamado de sertanejo universitário.A novidade foi um sucesso. Entre duplas estão Guilherme & Santiago, Bruno & Marrone, Edson & Hudson, Victor & Leo, Fernando & Sorocaba, entre outros. E artistas solos como Gusttavo Lima, Luan Santana, Michel Teló e Marilia Mendonça.

Quem curte o mundo sertanejo sabe que a música e a moda caminham juntos. Desde o início da popularização do gênero a linguagem, o vestuário e as tendências culturais eram muito característicos do universo rural. Ao longo do tempo, as roupas e acessórios no estilo country também passaram por modificações. Hoje temos peças para todos os gostos, desde quem curte o som da viola ao modo antigo até quem adora dançar no ritmo do sertanejo universitário.

Gostaria de acrescentar mais alguma coisa? 


0 comments:

Postar um comentário