São Tiago, o Maior, grande amigo do Senhor Jesus...

El Greco: São Tiago, peregrino... 

São Tiago, o Maior, foi o primeiro, dentre os doze apóstolos, a derramar o sangue pela causa do Evangelho. Nasceu em Betsaida,  filho de Zebedeu e de Salomé, e irmão do apóstolo João, o Evangelista.

Pescador juntamente com seu irmão João, foram chamados por Jesus para serem discípulos d’Ele. Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Jesus fazendo parte do  grupo formado por Pedro e João. Procurou viver com fidelidade o seu discipulado. Foi o primeiro dentre os apóstolos a derramar o próprio sangue pela causa do Evangelho: Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas visando maltratar alguns membros da Igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João... (At 12,1-2).

Segundo uma tradição, antes de ser martirizado, Tiago abraçou o carcereiro desejando-lhe “a Paz de Cristo”. Este gesto converteu o carcereiro que, assumindo a fé em Jesus, foi martirizado juntamente com o apóstolo.
Há uma tradição que diz que Tiago chegou a Espanha e teve a visão de Nossa senhora do Pilar para animá-lo na sua missão. Daí que seja padroeiro da Galiza, onde se encontra Santiago de Compostela, e também da Espanha. 
São Tiago Maior, rogai por nós!

0 comments:

Postar um comentário