19º DTC: Pão da vida... (cf. Pe. A. Palaoro SJ)

“Quem come deste pão viverá eternamente...” (Jo 6, 51)



Continuamos com Jo 6, e aumenta a tensão entre os judeus e Jesus. À medida que Jesus aprofunda no seu ensinamento, aparece a enorme diferença entre a tradição judaica e a Boa Nova de Jesus. E surgem as doentias `murmurações´: Começaram a `murmurar´ contra Jesus”.

`Murmuravam´ porque Jesus havia dito: “eu sou o pão vivo descido do céu”. Jesus recorda que o povo esteve contra Moisés nos momentos difíceis do deserto, e agora também não confiam nas suas próprias palavras.

A `murmuração´ se expressa de inúmeras maneiras, formando uma montanha de ressentimentos e críticas ácidas... `Murmurar´ é contraproducente. A `murmuração´ leva um afastamento maior. Quem `murmura´ acaba achando-se a pessoa mais incompreendida, rejeitada, negligenciada e desprezada do mundo. E em coração carregado de `murmurações´ e queixas, o Espírito de Deus não tem como agir. Com isso, a pessoa se blinda, tornando-se rígida e fechada em suas posições. Como passar do coração de pedra para a fonte de água viva?

Jesus, “Pão da Vida”, toca as “vidas feridas”, com delicadeza e ternura, e as transforma. Quem entra em comunhão de vida com Ele, conhece uma vida diferente, de qualidade nova, expansiva...

A comunhão com Jesus é fonte de vida vida em crescente amplitude. “Vida eterna” é a dimensão inesgotável de nossa existência. Ela torna-se “eterna” desde já.

Para o evangelista João, “vida” é uma totalidade, ou seja, a vida atual tem tal plenitude que, com razão, podemos chamá-la de “vida eterna”, pois nem a morte terá poder sobre ela.

Precisamos, pois, adquirir uma consciência maior da vida do Espírito, e perceber já as pulsações desta vida eterna prometida por Jesus: “Quem crê, tem a vida eterna”

Jesus faz-se alimento que gera vida nova no mundo. Ele nos move a fazer com que nossa própria vida seja “alimento substancioso”, para que outros também tenham vida. A comunhão de vida com Cristo nos faz ter um “caso de amor com a vida”.

Facilmente conformamo-nos com uma vida estreita, fechada ao novo, carregada de “murmurações”. Quando nos alimentamos com o Pão que proporciona vigor inesgotável, nossa vida se destrava e torna-se expressão permanente de liberdade, consciência, amor e alegria. Vida em movimento que vai além de nós mesmos; vida fecunda que é encontro, interação, comunhão e solidariedade. 

Ao afirmar: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu”, Jesus nos revela que a vida é sempre uma novidade que emerge de forma misteriosa; ela se impõe, simplesmente. A vida é sempre sagrada. Ela nos atrai e seduz por sua força interna. 

Nossa vida é uma experiência a acolher, uma aventura a amar e um mistério a celebrar. O seguimento de Jesus é uma “escola de vida”, cuja aprendizagem nos leva ao âmago do nosso ser. 

Nada mais contrário ao Evangelho do que uma vida instalada, tendo pontos de referência fixos, definitivos e tranquilizadores...


Um comentário:

  1. A vida para mim tem um significado especial de gratidão acompanhada de sentimentos positivos , por me deixar permear da PALAVRA DE DEUS . Diante de tantas situações de vida mundana e espiritual , só me resta agradecer o caminho que fui contemplado . Desde quando escolhi a minha vocação para o matrimonio , tenho sido agraciado pelo acompanhamento espiritual de muitos sacerdotes, com orientações de vida para bem compreender a minha vocação e aplicar na Família os dons que recebí . Confesso que desde os meus 10 anos de vida , como coroinha , já me senti privilegiado . E daí em diante não parei mais na ascese cristã. Não posso afirmar que constituir uma família seja uma tarefa fácil . Todavia, não é um fardo tão pesado , quando o nosso senso de justiça , amor, carinho e afetos são bem dosados . Sigo um lema : "quem tem Deus , tem tudo "! Louvado seja a vocação sacerdotal . Rezemos diariamente pelos padres . Um padre Santo é um Santo padre . A união do sacramento da ordem com o sacramento do matrimônio tem sido para nós (esposa,filhos e eu) uma vida completa de felicidades . Nossos conselheiros espirituais tem um lugar especial no seio da FAMÍLIA . Sempre estamos buscando novos pontos de vista à luz de PALAVRA , e no testemunho de vida, com CRISTO , por CRISTO e em CRISTO .

    ResponderExcluir