Arcebispo pede a renúncia do Papa...


O arcebispo Carlo Maria Viganò (*1941), ex-núncio em Washington(2011-2016), acaba de publicar uma carta em que acusa o Papa Francisco de “acobertar” e silenciar os abusos sexuais do ex-cardeal norte-americano T. McCarricke, e por isso pede que o Pontífice se “demita”.

O arcebispo Viganò, que já esteve nos meandros do caso Vatileaks, é um ultra conservador que agora não pinta nada na Igreja, e aproveita-se do seu Curriculum para bombardear, junto com seus amigos da direita norte-americana, o Papa Francisco.

A carta de Viganò está cheia de acusações ao círculo do Papa, entre os quais o secretário de Estado, Pietro Parolin, e seu conselheiro, o cardeal Maradiaga. O tom da carta destila muita antipatia pessoal, coisa não recomendável a um religioso.

Quem perdeu o poder, o melhor que pode fazer é não querer chamar a atenção sobre si, e viver na humildade e oração fraterna

E eu me pergunto: A quem interessa criar esta confusão eclesial? Quem ganha com ela?



7 comentários:

  1. Igreja santa e pecadora... Deus tenha misericordia!

    ResponderExcluir
  2. A questão não é sobre conservadorismo, poder e etc. A questão é sobre verdade e honestidade

    ResponderExcluir
  3. Esse pessoal da extrema direita são xiitas e fanáticos. Só eles tem a razão. Eu não sei que diabo criou esses energúmenos na Igreja! E há um monte de eles ainda soltos...

    ResponderExcluir
  4. Que um bispo que dois papas lhe disseram não! Para ser cardeal e agora fale desde esse ressentimento, não é novidade. Que queira revelar segredos. Também não é novo.
    O novo pra ele deve ser o evangelho porque ele não entendeu nada!
    Parte da hierarquia da igreja, não entenderam, que é ser igreja de Jesus Cristo. Não são ministros de comunhão. Mas continuamos rezando x sua conversão.

    ResponderExcluir
  5. Dom Viganò, verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo. Ofertou sua vida e reputação em um ato de imolação de si prórpio em favor da Igreja.

    ResponderExcluir
  6. O radicalismo não ajuda em nada em qualquer ambiente . A moderação sim ajuda a construir a fraternidade , a unidade e o amor entre irmãos na fé ." A Igreja Católica foi instituída por JESUS CRISTO e jamais as portas do inferno prevalecerão sobre ela ". Enquanto isto , o nosso carismático PAPA FRANCISCO vai a Dublin (Irlanda) no ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS e deixa sua mensagem de esperança para um mundo melhor . Não consigo imaginar um Bispo , depois de receber tantas recomendações diplomáticas , agir de forma tão infantil . Nós , leigos engajados nas diversas pastorais , ficamos à espera de um retorno da paz , até mesmo daquelas ovelhas que se desgarraram do rebanho de um CLERO comprometido com a MISERICÓRDIA . Foi assim nos primeiros tempos da Igreja de Cristo , e assim deverá ser até o fim dos tempos . O ambiente vivido entre os apóstolos , escolhidos nem sempre pelas suas qualidades , mas pelos dons recebidos , foi o que de melhor JESUS CRISTO deixou para as comunidades cristãs de ontem, hoje e sempre . A missão do amor transcende gerações , porque DEUS É AMOR !

    ResponderExcluir