O Papa Francisco escreveu a Lula: “Reze por mim”... (cf. J. Arias)



Que o Papa Francisco tenha enviado a Lula um livro com a dedicatória: “A Luiz Inácio Lula da Silva, com minha bênção, lhe pedindo que reze por mim”, assinada simplesmente Francisco, não deveria criar perplexidade para os católicos nem fazer o PT acreditar que se trata de uma absolvição papal.

É natural que o PT, em seu afã de procurar declarações em favor de Lula ao redor do mundo, tenha batido à porta do Papa. Mas Roma é eterna, e a diplomacia pontifícia, considerada uma das mais sutis do mundo, nunca intervém nas decisões de um país soberano e democrático. Por isso, qualquer gesto de Francisco deve ser visto como algo puramente pastoral.

Visitar os detentos é uma das obras de misericórdia da Igreja, e pedir a um detento que reze por ele, não deveria nos parecer chocante. Pedir a alguém, mesmo preso, que reze por nós é apenas um gesto de que todos necessitamos. Além disso, Lula é católico praticante.

O Papa Francisco que pediu a Lula, com certo escândalo de alguns católico, que reze por ele, já foi acusado também de esquerdista por ter pedido aos bispos que tenham mais cheiro de ovelha que de príncipes”, e que saiam ao encontro dos mais pobres nas periferias do mundo. E não tratar como anátema aos gays, nem aos cristãos divorciados, nem às mulheres que abortam... E acaba de eliminar do catecismo a pena de morte que a Igreja aceitava. 

A liberdade de espírito sempre infunde medo aos burocratas da fé.

Oxalá rezemos sempre mais uns pelos outros!



Um comentário:

  1. O Espírito faz novas todas as coisas. Já, o PT....Segue USANDO s Igreja em sua própria função.

    ResponderExcluir