19/SET: São Genaro... (São Januário): Liquefação do sangue...


Nápoles é de São Januário. Ao anunciar a liquefação do sangue do patrono de Nápoles, o cardeal Sepe e o prefeito da cidade ficaram tranquilos. Napoles terá um ano tranquilo, pois de novo se repetiu o “milagre de São Januário”: a liquefação do seu sangue.

Como de costume, o cardeal tirou a ampola, mostrando-a aos fiéis.

O fenômeno da liquefação ocorre três vezes ao ano: 1º no sábado precedente ao primeiro domingo de maio; em 19/SET, dia de São Januário; em16/DEZ. 

Sempre se segue o mesmo rito: após a missa, o arcebispo de Nápoles agita a ampola, fazendo uma série de movimentos bastante bruscos, transmitidos pela tradição. Depois de um tempo, a substância contida no recipiente começa a mostrar as propriedades de um líquido, sinal de bom augúrio. 

São Januário - padroeiro de Nápoles - é um santo muito antigo, que viveu no século III depois de Cristo e tornou-se bispo numa época em que as perseguições aos cristãos eram frequentes. Preso por causa de suas atividades de proselitismo, foi levado ao anfiteatro de Pozzuoli para ser comido pelas feras, mas os animais curvaram-se milagrosamente diante dele. Os juízes então o condenaram à decapitação. 

O sangue de São Januário contido na ampola teria sido coletado por algumas mulheres devotas. A dissolução do sangue foi chamada de "fato prodigioso", mas não de milagre

A relíquia e o resto do tesouro de São Januário são geridos pela Deputação da Capela do Tesouro de São Januário, do qual fazem parte, além do prefeito de Nápoles, os descendentes de todas as principais famílias nobres napolitanas.

Nápoles é de São Januário, porque o santo a escolheu, a protegeu, e a amou.

Você pode não acreditar, mas deve sim respeitar...

  

Um comentário:

  1. Fé é um dom de Deus recebido no batismo. Em diversas situações de vida , somos fortalecidos pela fé . Nós Pais temos uma grande responsabilidade de ser instrumento de Deus para o amadurecimento da fé em nossos filhos . Para tanto tenhamos a sabedoria de multiplicar os dons da graça em nossas famílias . E para que isto se realize, não sejamos ingênuos ; somente com testemunhos convincentes veremos a semeadura crescer e frutificar .

    ResponderExcluir