Exame de consciência: Uma necessidade...


Todas as noites o fiel católico deveria examinar o dia transcorrido para verificar se prevaleceu mais o negativo (vaidade, soberba...) ou o positivo (solidariedade, fraternidade...).

Baseando-se na primeira leitura da liturgia, Francisco destacou que o coração do homem é como um "campo de batalha", onde se enfrentam dois "espíritos" diferentes: o de Deus nos leva "às boas obras, à caridade e à fraternidade", e o espírito do mundo nos impulsionando "em direção à vaidade, ao orgulho, à auto-suficiência".

Existem dois espíritos, duas modalidades de pensar, de sentir e de agir: o que me leva a Deus e aos outros, e o que me leva às coisas mundanas e vãs. Todos temos esses dois ‘espíritos', essas duas tendências. Deus nos leva às boas obras, à caridade, à fraternidade, à oração, a conhecer Jesus, a fazer tantas obras boas de caridade. O espírito do mundo nos leva em direção à vaidade, ao orgulho, à auto-suficiência e à fofoca. Caminhos opostos, e completamente diferente. O nosso coração é como um ‘campo de batalha, um campo de guerra onde esses dois espíritos combatem".

O "exame de consciência" diário ajuda a identificar as tentações, o negativo na nossa vida e viver positivamente.

Todo bom cristão deveria examinar o dia transcorrido para verificar se prevaleceu a "vaidade" e a "soberba" ou se conseguiu imitar o Filho de Deus. Conhecer o que acontece no coração: Somos como os ‘animais que não entendem nada', vão avante pelo o instinto ou como Filhos de Deus, guiados pelo Espírito Santo. 

Que o Senhor nos ensine a fazer todos os dias o exame de consciência, e viver positivamente.

Um comentário:

  1. Por maior que seja a nossa fé, perseverança, busca incessante da Palavra encarnada , não tenhamos dúvidas de que o espírito maligno pode nos abater em frações de segundo. A auto-suficiência e o orgulho andam sempre de mãos dadas . Lembremos , pois , das palavras de Jesus : “ Afasta-te de mim, satanás! “
    No cotidiano estamos sempre diante desta dicotomia , entre fé e vida . A força da oração diária é a grande arma contra o poder do mau .
    Comecei a alguns dias a praticar os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola , seguindo os passos orientados via EAD século 21 . Me sinto consolado !

    ResponderExcluir