14/OUT: Dom Oscar Romero Santo das Américas...



Dia 14 de outubro a Igreja Católica Apostólica Romana canoniza dom Oscar Romero (1917-1980) mártir da fé e vítima da violência das armas e do autoritarismo. Defensor dos pobres, dos povos indígenas e de todos os crucificados da história. 38 anos se passaram para declarar o que deveria ser dito no dia seguinte do seu martírio...

“Quantas vezes, pessoas que já deram a vida ou que morreram continuam sendo apedrejadas com a pedra mais dura que existe no mundo: a língua!” (Papa Francisco). A Cúria Romana é responsável pelo atraso desta canonização... 

"O martírio de Dom Romero não foi pontual no momento da sua morte: foi um martírio-testemunho, sofrimento anterior, perseguição anterior, até a morte. Ele foi difamado, caluniado, sujado, já que o seu martírio foi continuado inclusive por irmãos dele no sacerdócio, no episcopado”. 

O Papa fez esses comentários falando de do Romero, arcebispo mártir de El Salvador, improvisando e arrancando sonoros aplausos.
“Não digo isso por ter ouvido falar. Eu escutei essas coisas. Eu era sacerdote jovem e fui testemunha disso. Agora acredito que quase mais ninguém se atreva, mas, depois de ter dado a vida, ele continuou a dá-la, deixando-se açoitar por todas essas incompreensões e calúnias. 
No ano 2000, a Igreja Anglicana colocou no pórtico da Catedral de Westminster, em Londres, figuras de cristãos que os anglicanos consideram santos, mesmo sendo de outras Igrejas, entre os quais Dom Romero.

Sangue de mártires, semente de cristãos!
Ele selou com o próprio sangue o Evangelho que anunciava... 




2 comentários:

  1. Que São Romero nos sirva de testemunha e exemplo de vida cristã. A fé so existe no fazer, é aqui que ela se torna viva.
    Mais que um título de santo, a dignidade de uma vida a favor dos menos favorecidos.
    São Romero, rogai por nós.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pe. Ramón! Belo texto! Belo exemplo de seguimento do Evangelho. Pena que ainda exista tanta gente que defende o armamento da população, que acirre o ódio contra gays, negros, mulheres, indígenas...Nós cristãos precisamos nos inspirar e concretamente defender/trazer para o nosso cotidiano bons exemplos de seguimento do Evangelho. Abraço. Analu.

    ResponderExcluir