Primeira mulher indígena conquista uma vaga na Câmara Federal...




Joênia Wapixana, 43 anos, nome de sua etnia,é a primeira mulher indígena eleita deputada federal por Roraima. Advogada indígena: Catorze milhões de reais circulam anualmente na reserva, mas a nossa economia não é contabilizada. Somos caluniados e discriminados dentro de nossa própria terra... A sentença foi favorável à demarcação das terras da Raposa Serra do Sol.
No seu pequeno comitê eleitoral, em Boa Vista, acompanhava a apuração das urnas pelo rádio. Era sua estreia na disputa de uma eleição.Filiada à Rede Sustentabilidade buscava-se uma representatividade indígena no Congresso Nacional, coisa que não acontecia desde 1982, quando o indígena Mário Juruna (PDT) foi eleito deputado federal

Joênia foi leita com 8.434 votosFoi muito emocionante ver esse reconhecimento. Pedi muito aos nossos ancestrais para que a gente tivesse nosso espaço lá dentro [da Câmara dos Deputados], pra gente ter um direito de resposta garantido. Porta-voz dos indígenas. Não vai ser fácil se o Bolsonaro ganhar, pois já se posicionou contra a demarcação de terras para indígenas e quilombolas

Joênia tem essa bandeira e o combate à corrupção como principais pontos de atuação. A conjuntura, porém, não a desanimaVou para lutar. Conheço as leis e posso usar os meios legais para fazer ouvir os povos indígenas não só de Roraima, mas do Brasil. É este o meu papel. Eu não estou indo para o Congresso brincar.

Desde que se formou, Joênia visita regularmente as comunidades da região e atua na defesa dos direitos territoriais e na denúncia de arbitrariedades. Em 2004, chegou a receber o Prêmio Reebok de Direitos Humanos em reconhecimento aos seus esforços. 

Parabéns ao povo Wapixana!


2 comentários:

  1. Parabéns a Joênia! Grande responsabilidade carregar essa bandeira! Abraço. Analu.

    ResponderExcluir
  2. Que esta representação se amplie e seja acima de tudo uma força e fala de denúncia de todas as violências, assassinatos e invasões de territórios materiais e imateriais pelos quais passam todos os povos originários no Brasil e na América Latina.
    Força e luta. Prof. Gilberto Unesp Rio Claro.8

    ResponderExcluir