Bispo argentino morto durante a ditadura será beatificado em abril de 2019...


Nosso silêncio eclesial estava ficando pesado. Por fim, a Igreja começa a beatificar e a canonizar nossos mártires latino-americanos. Ontem foi a vez de San Salvador, com D. Romero, agora a vez da Argentina com D. Angelelli, bispo dos pobres. 

No dia 27/ABR/2019 serão beatificados, na Diocese argentina de La Rioja da qual foi bispo, Dom Enrique Angelelli, e dos sacerdotes Carlos Murias e Gabriel Longueville e o leigo Wenceslau Pedernera, mortos durante a ditadura no verão de 1976.

Dom Enrique Angelelli (1923-1976) morreu em um acidente de carro simulado, pouco depois do início da ditadura militar. 38 anos mais tarde, dois oficiais superiores foram condenados à prisão perpétua pelo assassinato do Bispo.

O Pe. Carlos Murias, jovem Franciscano Conventual nativo de Córdoba, exercia seu ministério na Diocese de La Rioja entre os pobres e na defesa dos camponeses. Um grupo de homens, que se apresentaram como policiais, levaram-no com um pedido de desculpas. O pároco Pe. Gabriel Longueville, francês, não quis deixá-lo sozinho foi com ele  Seus corpos foram encontrados dois dias mais tarde, tendo sido torturados antes de serem fuzilados.

Wenceslau Pedernera, agricultor, organizador do Movimento Rural Católico, foi assassinado em sua casa por quatro homens mascarados.

Há uma lista enorme de homens e mulheres de América Latina que deram sua vida por causa de Jesus e dos outros. Agora, depois de 40 anos, a Igreja reconhece oficialmente que o sangue por eles derramado se unia misteriosa e santamente ao de Jesus...   

Um comentário: