23/NOV: Bem-aventurado Pe. Miguel Agostinho Pró SJ (1891-1927), mártir de México...

Se o amor desaparecer, os santos acabam...

José Ramón Miguel Agustin Pró Juarez nasceu no México e ingressou na Companhia de Jesus quando tinha 20 anos de idade. Viveu uma época de grandes conflitos sociais e políticos, atingindo de cheio à Igreja Católica mexicana.

A feroz perseguição do governo mexicano, após a Constituição de 1917, negando personalidade jurídica à Igreja Católica, proibindo-a dos seus direitos fundamentais, acabou expulsando todos os jesuítas do país, por isso Miguel Pró teve que fazer sua formação no exílio, estudando nos EUA, Espanha  e Bélgica... Nas comunidades desses países, este jesuíta mexicano sempre se destacou por sua alegria, simplicidade e trabalho pastoral com pessoas carentes.

Ordenado padre, Miguel Pró retornou a México, em 1926; corajoso, incansável, mas sempre perseguido pela polícia da Capital, conseguiu realizar um apostolado admirável, no meio da assim chamada Guerra Cristera” (1926-1929), pois o povo se levantou em nome de Cristo, contra um governo corrupto e explicitamente anti-católico.

Por fim, prenderam o Pe. Pró e, sob falsas acusações, foi sentenciado à morte; antes de ser fuzilado, ele gritou o lema dos "cristeros": Viva Cristo Rei! Uma multidão participou silenciosa do seu cortejo fúnebre, pelas avenidas da cidade... Os católicos não podiam se manifestar contra o governo, mas naquele dia uma multidão o fez seguindo silenciosa o féretro do Pe. Pró...

Bem-aventurado Padre Miguel Pró rogai a Deus pelo povo mexicano e por todos nós!

Uma pergunta: Quais são os seus grandes valores?


Um comentário:

  1. Todos queriam tocar o ataúde do Padre Pro, e a procissão fúnebre não conseguia avançar. Por isso, uma pessoa gritou: "Abram caminho para os mártires!" E nesse momento, toda a multidão, como se fosse uma só pessoa, uma só voz, gritou: "Viva Cristo Rei!"
    Imagino a beleza desse momento!

    ResponderExcluir