Papa aos membros da Cúria Romana: A Igreja sairá das tempestades mais bela e purificada...


O Papa Francisco recebeu na manhã desta sexta-feira os seus colaboradores da Cúria Romana, para as felicitações de Natal.
O Papa fez um longo discurso, falando das mazelas e das alegrias que afligem o trabalho de quem se dedica à Igreja.
Tempestades e furacões. A barca da Igreja viveu este ano momentos difíceis, sendo acometida por tempestades e furacões. Entretanto, a Esposa de Cristo prossegue a sua peregrinação entre alegrias e aflições, entre sucessos e dificuldades, externas e internas...

Muitas são as aflições: migrantes que encontram a morte ou as portas fechadas. Quanto medo e preconceito! Pobreza e miséria! Violência contra os frágeis e contra as mulheres... Guerras declaradas e não declaradas... Nova era de mártires..Contratestemunho e escândalos de alguns ministros da Igreja: A Igreja não poupará esforços fazendo tudo o que for necessário para entregar à justiça toda a pessoa que tenha cometido tais delitos. Infidelidades, pessoas que traem a sua vocação, a sua missão, a sua consagração a Deus e à Igreja e que se escondem por detrás de boas intenções, para apunhalar os seus irmãos e semear joio, divisão e perplexidade... 

Mas também há motivo de alegrias:  O bom êxito do Sínodo dedicado aos jovens. Os passos realizados na reforma da Cúria... Trabalhos de clarificação e transparência na economia.... Os novos Beatos e Santos. Famílias que vivem seriamente a fé e a transmitem diariamente aos próprios filhos. O testemunho de muitos jovens que escolhem “corajosamente” a vida consagrada e o sacerdócio. O grande número de consagrados e consagradas, bispos e sacerdotes, que vivem diariamente a sua vocação com fidelidade, pessoas que iluminam a escuridão da humanidade, com o seu testemunho de fé, esperança e caridade.

O Papa recordou que a força de toda e qualquer instituição não reside em ser composta por homens perfeitos, mas na sua vontade de se purificar continuamente: O Natal dá a certeza de que a Igreja sairá destas tribulações ainda mais bela, purificada e esplêndida.

Mensagem realista e cheia de esperança!


0 comments:

Postar um comentário