Primeira fase de processo de beatificação de dom Helder Câmara é concluída em Recife...


Foi concluída (19/DEZ), a fase diocesana do pedido de beatificação e canonização do arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Câmara. O processo durou três anos e sete meses. A sessão de encerramento ocorreu na sede da Cúria Metropolitana de Olinda e Recife. Coube a D. Fernando Saburido, conduzir a cerimônia.

Três caixas de madeira, cada uma contendo 1.220 páginas de documentos, foram lacradas contendo cópias de declarações, juramentos, depoimentos, atos e relatórios das comissões teológica e histórica, que analisaram os escritos do arcebispo emérito.

Hoje é um dia histórico para a nossa arquidiocese, para o Brasil e para o mundo. A partir de agora, o processo continua em Roma. Dom Helder viveu inteiramente para a Igreja, muito atento aos pobresNossa esperança se projeta para o ano de 2020, quando a Arquidiocese de Olinda e Recife sediará o XVIII Congresso Eucarístico Nacional.

Dom Helder foi Arcebispo de Olinda-Recife/Pe,  e um dos fundadores da CNBB; grande defensor dos Direitos Humanos durante a ditadura militar, pregava uma igreja simples e voltada para os pobres...

Dom Helder Câmara (1909-1999) foi um homem de Deus no meio do seu povo.

Um comentário:

  1. Que São Hélder não saiba da grana que se gasta num processo até chegar (?) à canonização. Ele é santo porque é santo porque correspondeu à santidade de Deus. Pronto.

    ResponderExcluir