Novos cardeais a curto prazo?


Todos sabemos que o Papa Francisco não é eterno, mas seus inimigos desejam encurtar o seu tempo de vida, e que o seu pontificado termine quanto antes. Estas tensões e polarizações internas indicam nossa fragilidade filial. Certamente Freud deve explicar isso.
Alguns desejamos um novo consistório, onde o Papa Francisco possa fazer alguns novos cardeais à sua imagem e semelhança. A curto prazo não parece possível, pois as vacantes de cardeais eleitores são nulas.
Com 80 anos os cardeais perdem o direito de assistir a um Conclave eletivo de um Papa. Após o dia 30/JAN, que haveria após o dia 30/JAN, quando o mexicano Suárez cumpre 80 anos, ainda haverá outros 3 cardeais superando o número dos 120 fixado por Paulo VI, como número máximo. Os próximos a chegarem aos 80 anos são: o cardeal Quevedo, filipino (11/MAR), o cardeal O’Brien, norte-americano (8/ABR) e o cardeal Dziwisz, polonês (27/ABR). Assim, pois, só em abril chegaríamos ao número dos 120. Só depois, acontecerão as primeiras vacantes: o primeiro será no dia 31/JUL, quando o cardeal Tong, chinês cumpre 80 anos. No dia 16/AGO, o cardeal Brady, irlandês, e no dia 7/OUT, o cardeal Monsengwo, da República Democrática de Congo. No dia 11/OUT será a vez do cardeal Grocholewski, polonês, e no 14/OUT, o cardeal Menichelli, italiano, e no dia 15/OUT, o cardeal Toppo, da Índia, o que já seriam 6 vacantes. Assim, pois, poderíamos ter um novo consistório no dia de Cristo Rei, 24/NOV/2019, quando o Papa Francisco poderia fazer de 6 a 10 novos cardeais.
E quais os nomes que circulam como possíveis cardeais? Um de Cuba oSanto Domingo (primado de América)? Outro de Puerto Rico? Outro de Australia oNova Zelandapróximo arcebispo de Lima que parce será escolhido hoje? novo arcebispo de La Plata, Argentina? Fridolin Ambongo, arcebispo de KinsashaEamon Martin, arcebispo de Armagh, Irlanda? Os novos arcebispos de Washington ou Filadélfia? O novo bispo de Hong KongRogelio Cabrera, arcebispo de Monterrey, MéxicoMarek Jedrazewski, arcebispo de CracoviaRómulo Valles, presidente da Conferência Episcopal filipina? O bispo de Hanoi, Vietname? Alguma mulher?

Você teria alguma outra sugestão?


0 comentários:

Postar um comentário