Cardeal Kevin Farrell (*1947): novo Camerlengo da Santa Romana Igreja...


O Papa nomeou hoje Camerlengo da Santa Romana Igreja o cardeal Kevin Joseph Farrell, dos Legionários de Cristo, e prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

A Câmara Apostólica estava vacante desde o falecimento do cardeal Jean-Louis Tauran, em 5/JUL/2018. Ele foi quem anunciou a eleição de Jorge Mario Bergoglio como bispo de Roma e Papa.

O Camerlengo administra a propriedade e receita da Santa Sé. Seu brasão é ornamentado com duas chaves, sendo uma prateada e a outra dourada. A dourada demonstra a parte divina da igreja, a prateada a parte humana. As duas chaves são sobrepostas por um guarda-sol de listras alternantes vermelhas e amarelas, que também é o brasão da Sede Vacante (tempo entre a morte ou renúncia de um papa e a eleição de outro).

A maior responsabilidade do Cardeal Camerlengo é a determinação formal da morte do Papa. Após o Papa ser declarado morto, o Camerlengo remove o Anel do Pescador do seu dedo e o corta com uma grande tesoura na presença dos demais Cardeais. Esse ato simboliza o fim da autoridade do último Papa. O Camerlengo notifica então os oficias apropriados da Cúria Romana e o Decano do Colégio dos Cardeais. Depois, ele começa os preparativos para o conclave e o funeral do Papa.

Até que o sucessor do Papa seja escolhido, o Cardeal Camerlengo serve como o Chefe de Estado atuante do Vaticano


0 comments:

Postar um comentário