Campanha da Fraternidade de 2019...


Alguns de nós temos certa aversão, compreensível, à política (desonesta) e aos políticos (corruptos). A Campanha da Fraternidade (CF) de 2019, que começa com a Quaresma na Quarta-feira de Cinzas, tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e, como lema, uma frase do profeta Isaías: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

Objetivo da Campanha? Estimular a participação em Políticas Públicas, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade. Para isso, teremos que vencer algumas resistências...

Políticas Públicas são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos previstos na Constituição Federal e em outras leis. Há uma diferença entre “política” e “Políticas Públicas”, “políticos” e “cidadãos”. As Políticas Públicas visam o bem de todos, sobretudo dos que mais precisam, como necessitados e minorias. 

O governo que começa não pode ignorar, embora queira, demandas constitucionais e prioritárias da sociedade (educação, saúde, assistência social e criança e adolescente. Esses conselhos devem funcionar em todos os âmbitos: Federal, Estadual e municipal e os obriga a ter uma preocupação especial com os mais pobres e desprotegidos. Algumas vezes falham, por isso devemos estar alertas.

Lembro que o governo Temer tirou alguns subsídios para medicinas de alto custo, o que custou a vida de diversas pessoas, entre elas a da minha amiga Margaret...

A CF 2019 vai ser uma pedra no sapato deste governo...



0 comments:

Postar um comentário