Reforma da Curia Romana…


Após cinco anos trabalhando na reforma da Cúria Romana, parece que o documento ‘Praedicate Evangelium’ está pronto para ser oficialmente aprovado e divulgado. O rascunho aprovado na última reunião do Conselho de Cardeais, 8 a 10/ABR, será divulgado provavelmente no próximo dia 29/JUN. 

A novidade está em priorizar o anuncio e não tanto a norma. A Evangelização se  situará na cúspide do  organograma das Secretarias, mesmo diante da poderosa e temível Congregação para a  Doutrina da Fé. 

Será criado um mega-dicasterio para a Evangelização. Nesta mesma  linha, se criará um  Dicasterio  para a Caridade, por primeira vez na historia. Assim, teremos uma igreja missionária, em saída e com a sinodalidade como eixo vertebral, para que todo o povo de Deus se sinta responsável e participativo. Daí, que os bispos não mais estarão submetidos aos senhores da Cúria Romana, mas estes a serviço daqueles. 

Potenciará, também, o papel dos leigos e das leigas na Cúria Romana e na próprias Dioceses.

Este documento legislativo pretende fazer irreversível a reforma do Papa Francisco. Os protestos e resistências logo se farão notar. A tarefa será árdua. 

Com esperança Pascal, aguardemos!


0 comments:

Postar um comentário