Jesus e os fariseus: Uma revisão interdisciplinar...



Jesus e os fariseus: Um reexame interdisciplinar. Esse será o tema da Conferência Internacional organizado pelo Pontificio Istituto Biblico (PIB), o Centro Cardinal Bea para Estudos judaicos da Gregoriana, a American Jewish Committee (AJC), e da Conferenza Episcopale Italiana. Diversas personalidades católicas, protestantes e judaicas se farão presentes para refletir e avançar sobre este tema.

Origens e significados do nome `fariseu´? Interpretação dos fariseus na história, literatura e filmes... Buscar formas mais dignas e adequadas para referir-se a este tipo de pessoas... 

Serão 3 dias de estúdio, onde se reunirão especialistas hebreus, protestantes e católicos vindos da Argentina, Alemanha, Áustria, Canada, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, Índia, Israel, Itália... O Rabino David Rosen, *1951, (AJC), o rabino Abraham Skorka, *1961, (Buenos Aires) e o rabino chefe de Roma Riccardo Di Segni, *1949, (Roma); a DrªAmy-Jill Levine, *1956... E outros de primeira grandeza: Dr. Harold Attridge, *1946, (Yale), Dr. Yair Furstenberg (Hebrew University, Jerusalem), Drª Adela Yarbro Collins, *1945, (Yale), Pe. Dr. Massimo Grilli SJ, *1947, (Gregoriana), Dr. Hermut Löhr, *1963, (Bonn), Dr. Steve Mason, *1957, (Groningen), Dr. Eric Meyers (Duke), Dr. Vered Noam (Tel Aviv), Drª Adele Reinhartz (Ottawa), Dr. Pe. Matthias Skeb, O.S.B. (Gregoriana), Günter Stemberger (Vienna), Dr. Pe. Michael Kolarcik, SJ, reitor do PIB, etc.

O relacionamento de Jesus com os fariseus repercutiu no relacionamento entre cristãos e hebreus por 2.000 anos: Tenso e nada fraterno. Isso precisa mudar.

Para os judeus saber quem foram os fariseus e o que eles ensinavam significa recuperar uma parte de sua história. Para os cristãos, fica claro que esse comportamento de Jesus teve consequências pesadas para os judeus, como o anti-semitismo.

O Papa Francisco receberá os participantes desse encontro na manhã do dia 9/MAI.


0 comentários:

Postar um comentário