09/JUN: São José de Anchieta SJ (1534-1597), Apóstolo e co-padroeiro do Brasil...

Rogai a Deus pelo nosso país...

José de Anchieta, nascido nas Canárias/Espanha,  tinha 11 irmãos e era descendente de judeus, por parte de mãe. Ingressou na Companhia de Jesus em Portugal, quando tinha 18 anos de idade e dois anos depois, o Pe. Simão Rodrigues, Provincial e antigo companheiro de S. Inácio o envia para  o Brasil, 1553, junto com o Pe. João de Azpilcueta Navarro.

Anchieta participou da fundação do Colégio de São Paulo, embrião desta imensa cidade, 25/JAN/1554, no planalto de Piratininga. Este povoado contava, então, 130 pessoas, das quais 36 eram batizadas. Esteve também em Itanhaém e Peruíbe, litoral sul de São Paulo, juntamente com o Pe. Manuel da Nóbrega, e no Armistício com os Tupinambás de Ubatuba, quando compôs o "Poema à Virgem" (4.172 versos). Fundou o povoado de Reritiba, atual Anchieta/ES, 1569, e depois ainda dirigiu o Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro.

Depois de dez anos como Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, Anchieta cansado e fisicamente arrebentado, retirou-se para aldeia de Reritiba, onde faleceu. Foi sepultado em Vitória/ES.

Anchieta foi escritor, historiador, poeta e sobre tudo um grande santo. O Papa João Paulo II o beatificou em 1980e o Papa Francisco o canonizou em 2014.

Duas das suas principais obras foram publicadas ainda durante sua vida: "De gestis Mendi de Saa" ("Os feitos de Mem de Sá") impresso em Coimbra, 1563, primeiro poema épico da América e "Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil", 1595. É a primeira gramática contendo os fundamentos da língua tupi.

Estamos acostumados a relacionar o nome de Anchieta com Estradas, Escolas, Praças, Ruas e provavelmente esquecemos que foi, antes de tudo um homem santo que deu a vida pelos indígenas.

São José de Anchieta, apóstolo e co-padroeiro do Brasil, rogai a Deus por todos nós!

Uma pergunta: o que você faz em prol do povo desta terra?

Para ouvir o hino a São José de Anchieta CLIQUE AQUI



3 comentários:

  1. Lindo Pe. Ramon. Lindo. Bt José de Anchietarogai por nós!

    ResponderExcluir
  2. Ajudou a guerra contra os povos do Brasil. Foi um espião para os portugueses dentro das tribos. Não tenho a menor simpatia por ele.

    ResponderExcluir
  3. Profunda reflexão Pe.Ramon... a santidade de Anchieta irradiou em todas as esferas de sua missão. Na Educação, o Brasil deve muito aos seus missionários, pois já no século XVI podemos identificar no Brasil Colônia tanto a educação sistematizada, organizada pelos jesuítas em seus colégios a partir de 1553, como a educação que se efetivou desde o primeiro contato com os povos nativos.

    ResponderExcluir