22/JUL: Maria Madalena, Apóstola dos apóstolos...


Muito se escreveu e se inventou sobre esta mulher extraordinária, Maria de Magdala, que fez de Jesus o amor de sua vida. Se ela estivesse na sua frente, o que você lhe perguntaria? 

Maria de Magdala, como começou a sua históriaO que eram esses sete demônios que Jesus tirou de você? Situações diversas, feias e negativas da sua vida passada?... Não quer lembrar o passado, pois o que se seguiu, o seguimento incondicional como discípula de Jesus, foi certamente, o mais importante de sua vida. Você foi a mais mística das mulheres, e provavelmente também dos homens, depois de João. Por isso, só vocês dois ficaram firmes ao pé da Cruz com Maria, a mãe de Jesus...

Dos evangelhos emerge o perfil de uma mulher sobre a qual o Reino de Deus teve um impacto expressivo e profundo do Ressuscitado. Você é feminina, generosa e destemida... Não receaste levantar tua saiona e sair correndo, desafiando costumes e ameaças, para anunciar a Pedro e aos outros discípulos a novidade da Ressurreição. Você foi a primeira apóstola.

Deus é dom de si, e se alguns não o aceitam é por que não o conheceram como você o conheceu. Quem ama acredita e quem acredita, ama. O verdadeiro amor é sempre inesquecível. 

Quando estamos ensimesmados ninguém destaca no nosso pequeno horizonte. Jesus apareceu como uma sarça ardente no teu, e você se despojou de todo egoísmo e autorreferencialidade. 

Deus é Deus, e por natureza indefinível. Ele se doa apaixonadamente e seduz positivamente seus interlocutores. O excesso de bem extasia, e foi o que você sentiu, viu, ouviu e tocou. Teu amado pode até estar destroçado e desfigurado pela tortura sofrida, mas foi então que o teu amor se fez mais puro e generoso. Quando o teu amado perdeu toda a sua formosura humana, a divindade resplandeceu misteriosamente nele. Poucos puderam contemplar com os próprios olhos estas duas realidades em Jesus: a humana e a divina.

Esta mulher, bela e sensível, ao lado de Jesus foi aprendendo que todo amor brota de um Amor total; que não há diferença, mas continuidade entre o amor humano e o amor divino, porque têm uma única fonte. E que todo o amor está dentro dela, embora não obtenha toda a resposta que deseja, já que o amor que sente – esse único amor, é ao mesmo tempo humano e infinito...

A Igreja, com razão declarou a Maria Madalena apóstola, e elevou sua memória à categoria de festa, como faz com os outros apóstolos. Em Maria Madalena o amor humano se fez gratidão e serviçopois como ninguém foi amada e perdoada...


Um comentário: