Intenção de Oração do PAPA para setembro...

Na intenção de oração deste mês, o Papa chama a atenção para os espaços que contêm a maior parte da água do planeta e também a maior variedade de seres vivos: os mares e oceanos. Preocupado com o estado atual de muitos mares e oceanos, o Papa pede a todos os católicos que rezem para que os políticos, cientistas e economistas trabalhem juntos para encontrar medidas de proteção.
O “Vídeo do Papa” de setembro, propõe aos fiéis do mundo inteiro, sua intenção de oração para “a proteção dos mares e oceanos, muitos dos quais ameaçados por várias causas”.

Este Vídeo é lançado em sintonia com o “Tempo da Criação”, uma celebração anual e universal, que une os cristãos do mundo inteiro, que, este ano, vai de 1º de setembro a 4 de outubro. Atualmente, 13 milhões de toneladas de plástico são jogadas nos oceanos, a cada ano, causando, entre outros, prejuízos e a morte de 100 mil espécies marinhas.

A gravidade disso consiste no fato de que a maioria dos plásticos permanece intacta, por décadas ou séculos. Além do mais, os plásticos, que se deterioram, acabam se tornando micro plásticos, que os peixes e os outros animais marinhos acabam ingerindo. Isto acarreta uma cadeia alimentar global contaminada.

Em seus “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, a ONU estabeleceu metas para combater esta triste situação, ciente de que os oceanos fornecem recursos naturais fundamentais, como alimentos, medicamentos, biocombustíveis e outros produtos; isto contribui para a decomposição molecular e a eliminação de resíduos e poluição e, seus ecossistemas costeiros, atuam como amortecedores para reduzir os prejuízos causados ​​por tempestades.

Este “Vídeo do Papa” fala do grave desafio de proteger os oceanos. De fato, o fito-plâncton oceânico é responsável pela produção de mais da metade do oxigênio do planeta. Logo, pode-se dizer que os oceanos são um dos dois “pulmões” do mundo.

Para ver o vídeo CLIQUE AQUI




0 comentários:

Postar um comentário