Papa Francisco no Japão e na Tailândia em novembro...



Trata-se de sua 32ª viagem apostólica do Papa Francisco, que se realizará de 19 a 26/NOV.
Primeiro ao Reino de Tailândia (68 milhões de hab.), dias 20 a 23/NOV, a convite do Governo e dos bispos.
O lema da primeira etapa é “Discípulos de Cristo, discípulos missionários”, que evoca os 350 anos da instituição do Vicariato Apostólico de Siam, erigido em 1669. O evento também está contido na logo preparado para a visita: Francisco que abençoa, enquanto abaixo está uma embarcação, símbolo da evangelização, com três velas, que evocam a Trindade. A mão de Maria estilizada conduz a embarcação. Por fim, uma cruz dourada exorta toda a Igreja Católica a ser testemunha da Boa Nova.

O mesmo convite foi feito pelo governo e o episcopado do Japão e o Santo Padre estará no país de 23 a 26/NOV/2019, onde visitará as cidades de Tóquio, Nagasaki e Hiroshima.

O lema escolhido é “Proteger cada vida”, uma das frases contidas na oração que conclui a Encíclica “Laudato si’ sobre a proteção da casa comum. A exortação é para respeitar não somente a dignidade de cada pessoa, mas também o meio ambiente, sobretudo num país, como o Japão, que enfrenta o problema persistente da ameaça nuclear.

Três chamas com cores diferentes caracterizam a logo: a vermelha recorda os mártires, fundamento da Igreja japonesa; a azul representa a Virgem Maria, que abraça toda a humanidade como seus filhos; e a verde evoca seja a natureza do Japão, seja a missão de proclamar o Evangelho da esperança. Um círculo vermelho, envolve toda a vida e simboliza o amor. O Papa é representado de maneira estilizada com a mão que abençoa e o “t” da palavra “proteção” forma a cruz.

O Papa tinha manifestado o desejo de visitar o Japão um ano atrás.

0 comentários:

Postar um comentário