Outro corpo interestelar?...

Um astrônomo amador descobriu um cometa que poderia vir de fora do nosso Sistema Solar. Nesse caso, seria um segundo objeto interestelar, depois que o corpo alongado conhecido como `Oumuamua´ entrou na nossa galáxia, e foi identificado em 2017.

A Universidade de Harvard emitiu um anúncio formal da descoberta. O corpo encontrado parece ter uma órbita "hiperbólica" e excêntrica, o que parece indicar sua origem em outro sistema planetário.

Uma órbita hiperbólica é excêntrica, quando o corpo se desvia substancialmente de um círculo perfeito.

Os entendidos dizem que o círculo perfeito tem uma excentricidade de 0. As órbitas elípticas de muitos planetas, asteróides e cometas têm excentricidades entre 0 e 1. O objeto recém-descoberto e agora conhecido como Cometa C/2019 Q4 (Borisov) tem uma excentricidade de 3,2, com base nas observações atuais.

O dito cometa foi observado por Gennady Borisov, em AGO/2019, no Observatório Astrofísico da Crimeia, quando ainda estava a 450 milhões de km do Sol.

Eu fico maravilhado com estes corpos interestelares que se atrevem a entrar no nosso Sistema Solar. O que ele poderá nos dizer sobre a origem do cosmos?

E você o que pensa sobre isso?

0 comments:

Postar um comentário