24 e 25/MAR: O anti-Davos do Papa Francisco em Assis...


O Papa Francisco decidiu ter sua própria cúpula anti-Davos, convocando especialistas jovens em economia para discutir alternativas ao modelo capitalista de livre mercadoa fim de reduzir a pobreza em escala global. O evento `A economia de Francisco´ será nos dias 24 e 25/MAR, na cidade de Assis. 

As inscrições já estão fechadas (a 295 euros por ingresso), e o programa pronto para mais de 500 participantes: pesquisadores, acadêmicos de economia e empresários de todo o mundo, até 35 anos de idade.
O programa começa não apenas com a presença do Papa, mas com um debate entre dois prêmios Nobel: o indiano Amartya Sen e o Bangladesh Muhammad Yunus.

A agenda, as conferências e as mesas de trabalho de dois dias giram em torno desses tópicos: finanças e humanidade, agricultura e justiça, energia e pobreza, lucro e vocação, negócios em transição, economia e mulheres e política e felicidade. Entre os palestrantes convidados está Jeffrey Sachs, economista próximo de Francisco, que declarou em vários fóruns que "o papa é o líder moral mais importante da humanidade" e promoveu seu movimento ambientalista, o italiano Stefano Zamagni, a britânica Kate Raworth, a filipina Anna MelotoCécile Renouard, a canadense Jennifer Nedelsky, especialista em gênero Consuelo CorradiBruno Frey e o economista italiano Leonardo Becchetti. Todos membros significativos do mundo das finanças e da economia.

Nesta cúpula, o Papa apresentará sua "Laudato Si", a encíclica sobre mudanças climáticas, pública em 2015, e colocará sobre a mesa a relação entre poluição e pobreza. E, possivelmente, também apresentará neste evento uma nova encíclica, desta vez dedicada à ética nos negócios, porque após esses dois dias de debates, a intenção deste evento é assinar uma Carta Magna para um novo modelo econômico.

Desde já torcemos para que tudo dê certo!


Um comentário:

  1. " A César o que é de César, a Deus o que é de Deus"

    O Vaticano e bispos/padres brasileiros reinterpretam as escrituras pelo seu oposto.

    ResponderExcluir