Deus os cria e eles se ajuntam...


Os tradicionalistas e neo-conservadores se ajuntam, para que o passado permaneça inerme. Em quanto acontecia o Sínodo Pan-amazônico outras pessoas, na penumbra dos corredores do Vaticano, se reuniam para pensar e mancomunar de modo diferente ao caminho sinodal oficial. Não aceitamos o que a maioria disse; somos mais inteligentes e poderosos do que esses saídos do mato da Amazônia... parecem dizer Ratzinger (*1927), bispo emérito de Roma, e o Cardeal Sarah (*1945).
E romperam o seu silêncio antes da Exortação sinodal do Papa Francisco escrevendo esse livro: Do mais profundo do nosso coração... para que tudo permaneça como foi no último milênio.   
Pessoas inteligentes e semeadores de confusão. Todos sabemos que o ministério presbiteral (sacerdotal) é vivido na Igreja católica de dois modo: Um modo celibatário (no seu ramo ocidental e latino) e outro matrimonial (ramo oriental e bizantino). E quem se coloca contra o ministério das mulheres na Igreja ou são cegos (sem elas nossas comunidades não funcionam) ou são extremamente misôgenos.  
O livro na sua edição francesa tem 180 páginas, distribuídas em 4 capítulos:
O 1º capítulo intitulado: “De que ter medo?”, é uma introdução de ambos autores. 
O 2º capítulo é de Ratzinger, e tem por título: “O sacerdócio católico, escrito por ele antes do início do Sínodo. 
O 3º capítulo é de Sarah “Amar até o fim. Olhar eclesiológico e pastoral sobre o celibato sacerdotal” e foi escrito um mês depois do final do Sínodo, do qual o autor participou assiduamente.
O 4º capítulo é conclusivo e foi escrito a quatro mãos pelos dois autores: “Sob a sombra da Cruz” e leva a data do dia 3/DEZ.
Como reagir a esta nova investida contra o Papa Francisco e o seu ministério petrino? 

Primeiro, precisamos relativizar o que se diz e como se dizem as coisas. Os autores dizem que estão em comunhão profunda com o Papa Francisco. Não me parece. Pessoalmente acredito que há um círculo tradicionalista que manipula Ratzinger. 
Segundo, é importante que cada um tenha a liberdade de expressar democraticamente suas opiniões no meio da Igreja, para aprender a discernir o que Deus nos quer dizer... 
Por último, aprendamos a caminhar com o Papa Francisco, e nunca em paralelo com ele.

O cardeal Sarah continua dando trabalho, mas deverá se aposentar no próximo mês de junho, dia 15, quando cumpre 75 anos de idade. 

E você o que pensa?

NB. Segundo jornais italianos, é “evidente que existe uma operação editorial e midiática”, da qual o Papa emérito se distancia e está totalmente alheio. Ele não teria visto e nem aprovado o livro ou sua capa e nem assinado a obra.


3 comentários:

  1. Padre, não se desespere.
    Você tá velho, logo sua vida nesta terra acaba.
    Assim não precisará se incomodar com Bento XVI.
    Lembre que uns anos atrás você disse que ele iria morrer logo. Pois bem, ele está aí e te incomodando... E muito...
    Boa velhice padre Ramón!

    ResponderExcluir
  2. Depois de escrever artigo contra Bento XVI, baseado em nada, adiciona uma notinha final reportando que mesmo seus detratores não o vinculam ao tal livro.

    Anima saber que um dia cada um prestará conta por aquilo que fez em vida, a justiça divina vencerá os que promovem a injustiça.


    Depois de decadas apoiando uma igreja paralela que na América Latina tomou forma sob Teologia da Libertação, boicotando os papados de então, agora no poder criticam e perseguem quem fala um "a" que os desagrada, que não seja alinhado com a cúria do Vaticano.

    Deus vê e o povo também

    ResponderExcluir
  3. https://www.acidigital.com/amp/noticias/cardeal-sarah-responde-com-provas-a-quem-o-ataca-por-livro-sobre-celibato-93508?__twitter_impression=true

    ResponderExcluir