RCCBRASIL emite nota de esclarecimento em resposta à publicação de jornal...


Diante das recentes publicações veiculadas na grande imprensa, a Renovação Carismática Católica do Brasil decidiu esclarecer, por meio de uma nota, que não possui qualquer tendência político-partidária e tampouco ideológica. A nota é uma resposta à matéria veiculada neste sábado (06) pelo Jornal O Estado de São Paulo, intitulada "Divisão na Igreja abre caminho para Bolsonaro negociar com veículos católicos simpáticos ao Governo", mas visa esclarecer, definitivamente, que o Movimento Eclesial não interfere nas escolhas político-partidárias de seus membros. O texto também esclarece que a RCCBRASIL está em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e disposta a formar cidadãos conscientes de acordo com os ensinamentos da Doutrina Social da Igreja.
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre a reportagem do Jornal O Estado de São Paulo datada de 06.06.2020, que apresenta a manchete “Divisão na Igreja abre caminho para Bolsonaro negociar com veículos católicos simpáticos ao governo”, a Renovação Carismática Católica do Brasil (Movimento Eclesial) vem pela presente Nota esclarecer que como Associação de Fieis pertencente à Igreja Católica Apostólica Romana, não possui quaisquer tendências político-partidárias e segue a sua caminhada reafirmando o seu compromisso em zelar pela liberdade de consciência das pessoas, não conformando os membros do Movimento a qualquer posição política ou ideológica e tampouco lhes autoriza a manifestarem posicionamentos desta natureza em seu nome ou utilizando sua logomarca registrada.

Ao contrário, orienta-lhes a participarem da sociedade civil “a partir do princípio ético do bem comum, iluminados pela fé e a partir das orientações da Doutrina Social da Igreja" (CNBB. DOC. 206 apud Texto Base da CF 2019, p. 64), não cometendo, contudo, ingerência nos mandatos políticos dos parlamentares participantes do Movimento, os quais se pronunciam e agem em nome próprio e não da Renovação Carismática Católica, enquanto associação de fieis.

Igualmente, cabe-nos ressaltar que a Renovação Carismática Católica do Brasil (Movimento Eclesial) sequer possui emissora de TV e, portanto, não teve quaisquer interesses abordados na reunião em comento, bem como segue com rigor sua linha moral e permanece apartidária no campo da política, seguindo, com efeito, o ensinamento do Apóstolo Paulo, de orar incessante e indistintamente por todas as Autoridades constituídas (cf. I Tm 2, 1-2), para que governem com equidade, verdade e justiça.

A Renovação Carismática Católica é Igreja, com a Igreja, da Igreja, para a Igreja e jamais contrária à Igreja! Reafirmamos, pois, nossa estreita comunhão com os nossos Pastores - os Bispos do Brasil, de modo que qualquer alusão a uma desvinculação da RCC com a CNBB é um absurdo e não coaduna minimamente com a verdade.


Movimento Eclesial
Renovação Carismática Católica do Brasil



2 comentários:

  1. Sei não! O papel aceita tudo, mas na prática, não é isso que vemos! As maiores comunidades carismáticas fizeram campanha para o Bolsonaro. Sem contar que, até as menores, em sua maioria, defendem esse governo genocida! Falo do que vi. É lamentável... (R.R)

    ResponderExcluir
  2. Todo apoio à mídia católica! Esta,sim,chega onde os sacerdotes e missionários não querem ir.

    ResponderExcluir