6º DTC: Palavras e gestos positivos de JESUS... (cf.Pe. A. Palaoro SJ)

            “Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão e tocou nele...” (Mc 1,41)


 

O caminhar de Jesus pela Galiléia gera situações de alívio mitigando o sofrimento da humanidade. Jesus se encontra com pessoas “deslocadas”, e se move em direção delas levandovida. 

 

Jesus não se esquiva da dor, da solidão e da morte e as encara revelando as entranhas compassivas de Deus. Assim procede Jesus: suas mãos deixam transparecer um coração compassivo, solidário e comprometido. Ele cura os doentes através do toque e da bênção...

 

O evangelho está cheio de momentos nos quais as pessoas querem tocar em Jesus, mesmo que fosse a franja de sua veste; em outras circunstâncias, é o próprio Jesus que rompe os “protocolos” e toca os doentes, e leprosos... 

 

Os leprosos tinham a obrigação de viver separados, fora das povoações, distanciados até da família. E gritavam aos outros, prevenindo-os para não se aproximar. No relato deste domingo, o leproso quebra as normas e se aproxima de Jesus

 

Jesus não fica apenas na palavra: “quero”, estende também sua mão e toca no leproso. Jesus não pensa nas severas restrições da Lei, mas deixa aflorar a compaixão. A compaixão o leva a quebrar o distanciamento social e a comprometer-se. A compaixão faz a conexão das mãos com o coração. 

 

Tocar é sentir que uma corrente de vida passa para o outro. O leproso é tocado, encontrado, assumido, aceito, reconhecido, resgatado, abraçado... O toque de Jesus reconstrói o homem ferido. A pessoa se sente reconstruída em sua integridade, e é acolhido incondicionalmente. 

 

Um profissional de saúde deve saber que, por vezes, um simples toque ajuda a amenizar a perturbação, tranquiliza sentimentos e transmite um conforto que nenhum medicamento transmite.

 

A imposição das mãos está sendo redescoberto em seu significado sanador. Ao impor as mãos em outro, o Espirito curador de Deus inunda-o, e invade suas áreas de tensão e caos interior. 

 

tato é o mais visceral e delicado dos sentidos; os bebês se acalmam quando tocados. O toque é primordial na comunicação mútua. O mais leve toque pode despertar emoções, expressar calor humano que não conseguem as palavras. O toque alivia a dor, a depressão, a ansiedade, e faz a pessoa sentir-se melhor consigo mesma. O amor também é físico

 

O coração é o lugar sagrado onde o ser humano se revela. As mãos são expressão daquilo que está presente no coração. Um coração cheio de ódio e arrogância se expressa através de mãos violentas, maliciosas e fechadas... As mãos são o espelho da alma, pois um coração agradecido transforma os gestos em vida.

 

As mãos são instrumento mais universal que temos. Em hebraico, a mão simbolizada pela letra y (yod), é encontrada no tetragrama YHVH (Javé).

 

A mão pode ir carregada de vida ou de morte.

 

 Para ouvir `A MÃO DE DEUS´ do Pe. FABIO DE MELO CLIQUE AQUI

0 comments:

Postar um comentário