Dia 16/FEV: Mártires coptos, Santos de todos os cristãos...

Nós fomos testemunhas desse martírio, acontecido 6 anos atrás. 21 operários Coptos egipcios foram degolados a beira do mar da Líbia, por fanáticos do estado islâmico. Acusação? Eram cristãos! Hoje os lembramos com carinho.



Tenho no meu coração aquele batismo de sangue, esses vinte e um homens cristãos, batizados com a água e o Espírito, e naquele dia batizados também com o sangue. São os nossos Santos, Santos de todos os cristãos, Santos de todas as confissões e tradições cristãs. Eles são aqueles que lavaram suas vidas no sangue do Cordeiro, são do povo de Deus, do povo fiel de Deus, disse o Papa.

O Santo Padre recordou que eles foram ao exterior pata trabalhar e assim assegurar o sustento de suas famílias. Eram “homens normais, 

pais de família, homens com o desejo de ter filhos; homens com a dignidade de trabalhadores, que não somente buscam ter pão para sua casa, mas de levá-lo para casa com a dignidade de trabalho. E esses homens deram testemunho de Jesus Cristo. Degolados pela brutalidade do Estado Islâmico, morreram dizendo: "Senhor Jesus!", confessando o nome de Jesus.

“É verdade que existe uma tragédia, que essas pessoas deixaram suas vidas na praia; mas também é verdade que a praia foi abençoada pelo seu sangue. Mas é mais verdade ainda que da sua simplicidade, da sua fé simples, mas coerente, receberam o maior dom que um cristão pode receber: o testemunho de Jesus Cristo a ponto de dar a vida.”

O Papa agradeceu a Deus-Pai porque nos deu esses irmãos corajosos. Agradeceu ao Espírito Santo por lhes dar a força e a coerência de chegar à confissão de Jesus Cristo até o sangue. Agradeceu aos bispos, aos padres da Igreja-irmã Copta, que os criou, os ensinou a crescer na fé. E também agradeceu às mães que "aleitaram" a fé desses vinte e um homens: "

 

Agradeço a vocês, vinte e um Santos, pelo seu testemunho. E eu Te agradeço, Senhor Jesus Cristo, por estar tão perto de teu povo, de não esquecê-lo. Rezemos juntos, hoje, nesta memória destes vinte e um mártires coptas: que eles intercedam por todos nós perante o Pai.

  

0 comments:

Postar um comentário