Alguns de nós conhecemos o Templo da Sagrada Família, em Barcelona. O projeto, ainda não terminado, teve início em 1882, sendo assumido por Gaudí no ano seguinte, quando ele contava com 31 anos de idade. A construção foi só suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola.
As obras para a construção do pináculo da Torre da Virgem já começaram e devem finalizar em dezembro de 2021, com uma estrela a uma altura de 127 metros. A forma da árvore é hiperbólica: ela tem seis pernas e termina com três braços que sustentam a estrela brilhante.
O topo dessa torre será dividido em três partes: uma coroa de pedra de 6 metros de altura suportando doze estrelas de ferro batido, a árvore de concreto armado de 18 metros de altura e a estrela de vidro, iluminada por dentro, com um diâmetro de 7, 5 metros e doze pontas. Este último é o símbolo da Virgem, Mãe de Jesus, Estrela da Manhã que guia cada fiel ao Filho, dia e noite.
Estima-se que a obra possa estar concluída em 2026, 134 anos após a colocação da primeira pedra. No total, a Catedral inclui 18 torres, sendo a mais alta a dedicada a Jesus Cristo.
Um longo projeto no qual Gaudí trabalhou por 41 anos, ciente de não poder ver o fim das obras. Com grande confiança na Providência, dizia: “O meu cliente não tem pressa”.
0 comments:
Postar um comentário