Manresa: A gruta Inaciana...



Continuamos com nosso percurso espiritual pela Manresa inaciana e, depois que Ignacio desceu a pé de Montserrat a Manresa, onde passou onze meses, período importante e significativo na sua vida. Foi aqui que teve várias experiências espirituais, consolação e desolação, e que foram de grande inspiração para a elaboração dos Exercícios Espirituais: “Em tudo amar e servir”.

 

Dentro da paisagem bucólica de Manresadestaca um setor rochoso com algumas grutas, lugar propício para uma vida de eremita, com uma bela vista da distante montanha de Monstserrat, e do próximo rio Cardoner. Inácio se identificava com este abrigo e era seu lugar privilegiado de oraçãoAlguns dizem que estas cavernas foram ocasionas pela erosão do próprio rio Cardonernperíodo Terciário.

 

No século XVII, foi decorado com um retábulo de alabastro de Joan Grau, e mostra a figura do Santo escrevendo os Exercícios Espirituais, em torno do qual se ergue o atual Centro de Espiritualidade.

 

A experiência vivida aqui por Ignacio deu origem ao seu pequeno livro dos Exercícios Espirituais. Ele mesmo disse: “Não compus os Exercícios todos de uma vez. Quando alguma coisa resultante da minha própria experiência me parecia que poderia ser útil para os outros, tomava nota disso”.

 

Os Exercícios Espirituais tiveram origem em muitas das suas experiências espirituais ao longo da sua longa estadia em Manresa. Mais tarde recordará que Manresa foi a sua igreja primitiva.  

 

Por mais de 20 anos, Inácio continuou sua busca incansável de como servir mais e melhor o seu Senhor. Novas perguntas brotavam: Como ordenar mais evangelicamente minha vida?... Que fiz? Que faço? O que deverei fazer daqui em diante por Jesus?... E continuamente o pedia: Coloca-me com o Teu Filho?

 

Dias e as noites passaramenquanto Inácio adentrava silenciosamente na contemplação da pessoa e da proposta de Jesus... Contemplando coisas simples, seu coração e sua mente se iluminavam como se a mesma Trindade Santa estivesse presente. Sentir e saborear internamente a presença do Mistério gratuitamente revelado... 

 

Com o passar do tempo, essa gruta simplesescura e fria, acabou se tornando referência mística para a própria cidade e redondezasUm grandioso santuário foi erguido sobre a rocha original da gruta, tornando-se lugar inaciano por excelência em Manresa.

 

Hoje, a capela da gruta continua intocável, com três pequenas cruzes gravadas rusticamente na pedra, provavelmente pelo próprio Inácio. A Igreja, foi ultimamente enriquecida nas capelas laterais, por um conjunto de belíssimos mosaicos, do artista esloveno e também padre jesuíta, Marco Rupnik (1954). A beleza salvará o mundo... Quando contemplo, ao mesmo tempo sinto-me olhado...   

 

Inácio, como novo Adão, brota do seio da terra transformado em um pobre peregrino de Jesus...                                                                                               (Continuara…)

 

 

Um comentário:

  1. Que imagens e texto maravilhoso. Obrigada Padre Ramon por nós brindar com seu conhecimento.

    ResponderExcluir