22/JAN/2023: Beatificação dos mártires de El Salvador...



A imprensa salvadorenha informou que o Papa Francisco autorizou a celebração da beatificação de quatro mártires agora no próximo dia 22/JAN.

 

Quem são estes campeões da fé: Rutilio Grande García, padre jesuíta e os leigos que o acompanhavam Manuel Solórzano, 72 anos e Nelson Rutilio Lemus, 16 anos. O cardeal salvadorenho Gregorio Rosa Chávez presidirá a Eucaristia.

 

Rutilio Grande nasceu em El Paisnal (El Salvador) em 5/JUL/1928. Após um período no seminário, ingressou na Companhia de Jesus em 1945, e foi ordenado sacerdote em 30/JUL/1959. Trabalhou como pároco, e defendeu com coragem os mais fracos. 

 

No dia 12/MAR/1977, junto com o catequista Manuel Solórzano e o jovem Nelson Rutilio Lemus, 16 anos, foram assassinados quando se dirigiam para celebrar a novena de San José, na cidade onde o Pe. Rutílio nasceu

 

Sua morte violenta influenciou muito a vida de seu amigo, na época arcebispo de San Salvador, San Oscar Romero, que mais tarde, em 1980, também seria martirizado.

 

Pe. Cosme Spessoto, outro que sera´beatificado, nasceu em Itália, em 28/JAN/1923. Entrou para a Ordem dos Frades Menores em 1935 e foi ordenado sacerdote em 1948. O Pe. Cosme tinha o grande desejo de ir como missionário à China ou à África. Por fim, os superiores o convenceram ir à América Central, em particular a El Salvador, onde chegou em 1950. 30 anos depois, foi baleado e morto por estranhos em San Juan Nonualco, em 14/JUN/1980, enquanto orava em frente ao altar-mor de sua paróquia antes de celebrar a santa missa.

 

Sangue de mártires semente de cristãos...


0 comments:

Postar um comentário