19/MAR: São José...

El Greco: São JoséAno: 1597-1599. Óleo sobre tela. Dimensões: 289 x 147 cm.

Localização: Capela de São José, Toledo Espanha  


São José com o Menino faz parte do retábulo que fica por acima do altar e que ornamenta a Capela de São Josésanto patrono.

Ao contrário de outras obras, que sempre mostram o santo como carpinteiro e, aparentemente distante da vida de Jesus, El Greco foge a esse convencionalismo, mostrando-o como protetor do Menino, que se segura firmemente a ele, envolvendo-o com seus dois bracinhos e encostando sua cabeça com cachos dourados em seu corpo, quando caminham de volta a Nazaré.

O Menino Jesus usa uma túnica de cor rosada, que contrasta com a túnica esverdeada e o manto amarelo do santo. Ele se encontra de perfil, mas traz a cabecinha virada para o observador. São José, com os olhos voltados para baixo, fita a criança, num misto de amor e vigilância. Enquanto segura seu cajado com a mão direta, protege a criança com a esquerda. A mão da criança parece muito grande para o seu tamanho. Ambos se encontram descalços.

São José e o Menino Jesus caminham, enquanto três anjos, em posições difíceis de serem imaginadas, descem do céu e lançam flores e coroas de louro à passagem dos dois. O anjo mais velho, no centro, usa uma túnica vermelha, mas os menores estão nus, com suas asinhas visíveis.

A cabeça de São José situa-se abaixo dos três anjos, centralizada na composição. Seu rosto é alongado e a barba pontuda, típico das figuras de El Greco.


 

0 comments:

Postar um comentário