AMIZADES EM MANRESA… (Pe.Juan Carlos Renguci, PSSC)

 


Com o espírito dos antigos peregrinos continuamos nosso passeio pela bela cidade de Manresa, sempre atentos para usar nossa imaginação e transportar-nos a esses lugares icônicos. Hoje, ainda encontramos algumas construções peculiares, que têm seu charme medieval, mas também nos contam sobre as pessoas que por lá viveram e se toparam com o peregrino Inacio de Loyola. Nessa pequena Manresa, entre a Catedral e o rio Cardoner Deus foi agindo e fazendo sua obra em muitas pessoas.

 

Na sua chegada a Manresa, Ignacio passou alguns dias na casa dos Canyelles, depois de estar no hospital de Santa Lúcialugar para acolher os pobres e doentes da cidade. Em vez disso, os forasteiros e transeuntes eram abrigados em outro espaço. Inacio ficou no lugar dos pobres e doentes, lembre que ele era manco da ferida recebida na batalha de Pamplona, mas ao mesmo tempo mal alimentado, cansado e usando um saco simples para proteger-se do frio.  A casa dos Canyelles é um prédio antigo, imponente com dois andares de altura, que ainda podemos ser vista em uma das ruas do centro histórico. 

 

Entre as amizades que ele cultivava, encontramos a dona Canyelles, que acolheu nosso peregrino, e costumava descansar no espaço entre a porta, a escadaria e o pátio. Em uma ocasião, depois de convidá-lo para comer, o marido de Miquaela, que vendia lã, fez uma roupa nova para Inácio feita de pano de buriel, de modo que deixou o saco que o acompanhara depois de deixar suas roupas com aquele mendigo de Monserrat

 

Seguindo nosso passeio pelas pintorescas ruas de Manresa, encontramos também a casa dos Amigant, um edifício medieval do século XIII e XV. Você pode ainda ver o escudo da família, formado por dois braços que apertam as mãos e duas estrelas que simbolizam amizade e boa sorte. Essa família era uma das mais prestigiadas da cidade, e faziam parte dos bons economicamente falando da cidade.  

 

Dizem que quando Inacio chegou a Manresa, um dos comerciantes da cidade eram Pedro Amigant, com quem estabeleceu uma grande amizade e o ajudou mesmo nos momentos das suas penitências mais duras, acolhendo-o em uma salinha. Anos depois, esta casa foi transformada na capela de Santo Inácio, o Doente. Recinto religioso pequeño que está localizado na praça que leva o mesmo nome. Esta família também o levou para o interior da casa quando adoecia ou ficava pior.

 

Esses edifícios mais antigos de Manresa continuam a lembrar parte da vida de Santo Inácio. 

 

Vale ressaltar que o nosso pobre peregrino era amigo de outras pessoas ao longo de sua estadia nesta cidade, frutos de sua maturidade humana e cristã. Antes, seus relacionamentos eram mais sobre comandar o forte que defendia, agora eram mais simples e despojados. Ajudava e deixava se ajudar, reconhecendo suas fragilidades. Ele mesmo confessou, "que media seu amor com o que eleencontrou, e foi muito enganado."

 

Esses sentimentos gratuitamente vividos entre Deus e suas amizades marcariam de tal modo o Peregrino que ficaram para sempre registrados na mesma Fórmula do Instituto, no modo quem deveriam servir vivendo sempre "a bondade, a mansidão e a caridade de Cristo" como os de Manresa fizeram um dia com ele.

 

O que Inácio, generosamente experimentou um dia com o povo de Manresa, assim deveríamos também fazer nós com todos que encontramos na nossa vida.


vivido por Inácio em Manresa foi realmente inesquecível...  


0 comments:

Postar um comentário