Mobbing na greja...

 


O  “mobbing” é uma realidade tão antiga como a vida em comum, e consiste em fazer a vida impossível a alguém; é uma situação que destrói por dentro à pessoa, a diminui e a leva a se silenciar ou a se retirar. Lembro o caso bíblico de Sara, esposa de Abraão, que acosava cotidianamente a Agar, e ela não aguentando mais essa situação se voltou com seu filho Ismael, para o Egito, e sua família. 

O “mobbing” pode ser feito de muitas maneras. Às vezes é o superior ou superiora que o faz, para se livrar de uma pessoa indesejada na sua comunidade, afastando-a com brincadeiras negativas, ridicularizando-a, por ser inferior em idade ou cultura. O "mobbing" sempre é negativo e maligno.  

Sabemos como fazer esse vazio que elimina e destrói (não falando, ignorando ou fingir que não existe... Outras vezes, é a prória comunidade que limita ou castraa pessoa, não deixando-a viver tranquilamente... Tudo isso, é falta grave de caridade... Convivo com um idoso,  missionário no Brasil, que teve que voltar à sua pátria de origem por não aguentar mais tamanha agressáo emocional e psicológica do seu superior de outrora...

Mobing entre nós nunca mais!




0 comments:

Postar um comentário