17 – Reunião: Vocação CVX

Oração Inicial: Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar e o que devo dizer, o que devo calar e como devo agir, para ser sempre um bom discípulo de Jesus.. Amém.

Graça a pedir: Ser coerente com a fé e se colocar a serviço dos outros com generosidade e criatividade...

Ler com fé Mt 25, 31-40 (cada um será julgado pela caridade que praticou)

Partilha da oração destes dias

Tema da reunião: Identidade e Missão da Comunidade de Vida Cristã (CVX).
A CVX, associação mundial de leigos inacianos, é uma pequena célula dentro da Igreja, onde seus membros se apóiam e ajudam para viver e testemunhar os valores do Evangelho. A espiritualidade brota da experiência dos Exercícios Espirituais de S. Inácio de Loyola, daí a avaliação diária, a oração cotidiana inspirada nas Escrituras, a vida sacramental e a partilha pessoal na comunidade leva a uma crescente doação de si ao Senhor e a um desejo de servir melhor aos outros.

Esta identificação progressiva com a pessoa de Cristo e a abertura ao Espírito leva a um colocar-se a serviço, participando da missão de Cristo e da sua Igreja.

A missão da Igreja e de todas as pessoas de boa vontade é preparar o cominho para a consolidação do Reino de Deus, isto é, viver como filhos de Deus na fé e irmãos no serviço. As formas de servir serão muito diversas, pois as situações são diferentes e complexas. Objetivos prioritários da CVX: a promoção da justiça e a evangelização. Fica claro que a libertação das injustiças é uma dimensão permanente de nosso serviço.

A missão da CVX, expressão dinâmica da nossa resposta ao Senhor, nos insere na realidade de situações concretas e aponta sempre para a libertação de todas as pessoas. Essa missão age em todos os setores – profissional, social, econômico, político – onde o futuro coletivo da humanidade está sendo moldado e onde as relações de solidariedade ou de alienação estão sendo formadas. Encontramos estes desafios continuamente no nosso próprio ambiente (bairro, cidade, estado, país...) e nas políticas públicas que atingem a educação, moradia, saúde e trabalho da maioria das pessoas. É aí que devemos atuar de maneira concreta.

Comete-se grande erro, quando nos fechamos em nossas preocupações pessoais diárias, fechando-nos no horizonte limitado de nossos interesses. Desse modo, a partilha do que somos e dos valores que carregamos se faz impossível.

Não há uma barreira entre nossa vida e a vida da humanidade! A CVX deve ajudar seus membros a superar todo medo e as resistências, de modo que possam testemunhar efetivamente em palavras e ações nos diversos ambientes nos quais os seus membros vivem e são chamados.

Hoje, o Espírito sugere à Igreja e aos seus membros como prioridade a renovação e santificação da ordem temporal. Aprendendo a discernir as necessidades mais urgentes e mais universais, estaremos mais aptos para trabalhar na reforma das estruturas da sociedade, onde a discriminação e a escravidão ainda existem.

Para pensar e partilhar: Como é e como deveria ser a sua missão no mundo como cristão e membro da CVX?

Avaliação:
  • Como se sentiu nesta reunião?
  • O que Deus lhe ensinou e leva para sua vida?

Dever de casa:
  • Rezar o evangelho de cada dia pela liturgia diária.
  • Concretizar de modo mais eficiente os valores da justiça e da fraternidade.

0 comments:

Postar um comentário