D. Sinhá Moreira: saudade e gratidão

Quando cheguei em Santa Rita do Sapucaí me impressionou ver o nome “Moreira” por todo lado: ETE (Francisco Moreira), Hospital (Antônio Moreira), Escolas Estaduais (Sinhá Moreira e Delfim Moreira), Incubadora Municipal (Sinhá Moreira), Avenidas (Delfin Moreira e Sinhá Moreira)... Aos poucos descobri as grandes figuras que aqui nasceram e se projetaram social e politicamente pelo Brasil afora.

Curioso, pesquisei antigos exemplares do jornal “Correio do Sul”, encontrando sempre referências positivas e por diversos anos à Luzia Rennó Moreira, carinhosamente chamada de dona Sinhá.

Falar bem de uma figura pública e por muitos anos não é fácil. Os que ocupam cargos de destaque sabem disso. O mau uso do poder ou a inveja derrubam os que levam vida dupla e se colocam em evidência. Com D. Sinhá isso não aconteceu, pelo contrário, o povo a queria e os grandes a respeitavam. Que belo exemplo!

Muitas foram as qualidades desta mulher à frente de seu tempo, como a define Lílian Fontes no seu precioso livro sobre D. Sinhá. Muitos notaram nela seu espírito de liderança cristã, pois colocava sua influência política e econômica para ajudar os outros, geralmente os mais necessitados. Outros perceberam em D. Sinhá suas iniciativas excepcionais, seu zelo, sua bondade de coração, pioneirismo e capacidade empreendedora... Parece como se o seu lema de vida fosse colocar a serviço o que era e tinha. Sem nunca ter feito os Exercícios Espirituais de Santo Inácio, dona Sinhá concretizou sua fé em obras sociais de grande envergadura.  

D. Sinhá morreu no Rio de Janeiro aos 9 de março de 1963, com 56 anos de idade. No dia seguinte, foi enterrada em Santa Rita do Sapucaí, sua cidade natal. O Prefeito de então, Antenor Pinto de Almeida Filho, decretou luto oficial de 3 dias.  

Estamos ainda próximos do aniversário do seu falecimento. Certamente muitos ainda a lembrarão com gratidão nas suas orações. Em nome da ETE FMC presto homenagem a esta dama que tanto bem fez à juventude e ao progresso desta cidade e torço para que mais pessoas coloquem, seguindo o seu bom exemplo, o que são e o que tem em prol de causas sociais. A cidade de Santa Rita do Sapucaí agradece!

(in Vale da Eletrônica 11/03/2011)

 

0 comments:

Postar um comentário