Retiro Quaresmal em Brasília (III)

Deus nos reuniu em um momento tão bonito como esta partilha de domingo. Segue o mais marcante da fala de cada um. Deus é bom!
· Orar me faz bem! Apelo para configurar o meu modo de agir com o de Jesus. Para mudar, eu devo estar em sintonia com Jesus: conhecê-lo, amá-lo e servi-lo! É um processo. (Christina)

· Importância desta partilha fraterna; é uma riqueza espiritual que o Espírito Santo coloca no coração de cada um. Face humana de Jesus: Estou angustiado!... Tenho que servir mais e melhor. Convite a ser grão de trigo. Ter o modo de agir de Jesus. (Cleonice)

· Tempo do Pai e nosso: “Ainda não é chegada a hora!...” Jesus faz a vontade do Pai... Risco de me habituar e me  contentar com uma fé superficial. Pedia para fazer a vontade do Pai... (Lúcia)

· Se o grão de trigo não morre...” Necessidade de dar fruto. A misericórdia sem preconceito é a melhor forma de atrair pessoas para seu Reino. Ah! os olhares!... Olhar de compaixão de Jesus, de indiferença dos passantes e de raiva das autoridades opressoras... Olhar de conformismo e de gratidão do paralítico!  (Ivete)

· Importância do acolhimento! Jesus nos acolhe e eu tenho que acolhê-Lo! Deixei que a palavra me tocasse...Para acolher tenho que saber perder. Nas minhas decisões difíceis,preciso orar mais e melhor!... (Malu)

· Como é difícil acolher os momentos difíceis!... Para Jesus também não foi fácil; Ele sentiu angústia! O sofrimento faz parte da nossa vida. As pedras que nos fazem tropeçar nos ajudam a crescer! Nãorejeitar os momentos de dificuldades, pois temos que passar por eles e nos fazem crescer! Não posso rejeitar a Cruz! É tão bom se superar! Para ser melhor preciso passar primeiro pelas “pedrinhas”,  depois encontrarei a “Água viva ” no deserto... (Valquíria)

· Acolher mais e melhor é a palavra que marcou minha semana. Como entender a vontade de Deus? Maior sensibilidade para “baixar a guarda” e perceber os preconceitos que me habitam, para acolher a Palavra. Alguma coisa tem que me incomodar para eu começar a mudar! (Darlan)

· Importância da acolhida! Como me é difícil renunciar e abrir o coração para o sofrimento do outro! Contudo, Jesus me permite dizer não... Grande mistério da liberdade humana e esse dizer não a Deus! Preciso d a Luz. No momento de oração experimentei paz e alegria... (Sílvia)

· Jesus gosta mais do não consciente do que do conformismo. Para estar com Jesus eu tenho que “brigar” com Ele. É uma briga que liberta. Ele não sai do seu caminho; eu que tenho que sair do meu! Este Retiro Quaresmal é uma libertação! Jesus misericordioso compadece-Te de minha miséria e dificuldade! Deus incomoda, pois não gosta do comodismo. É fantástico se aproximar de Deus! Não teria passado por tantos momentos difíceis se me tivesse apoiando mais em Jesus. “Se o grão de trigo não morre...” Jesus me mostra o caminho da libertação... (Cleonice)

· Contraste entre acolhimento e não acolhimento...Tenho que acolher e morrer para acontecer alguma coisa! Acolhimento e olhar. Coisas iguais... (Cristina)

· Diferentes olhares: indiferença, gratidão, compaixão, gratidão... Como é o meu olhar? Como eu olho para Cristo?... Não condenar, nem excluir ninguém... Apelo para uma vida mais doada e gratuita. Preciso ser provocada pela presença de Jesus e agir como Ele agiu. Rezei minhas verdades e também minhas menturas... (Célia)

· Entrei na cena, para entender melhor a história do grão... Preciso ter muita fé. Estamos aqui porque Ele nos chamou... O modo de olhar ajuda a entender melhor a fé que possuo... O melhor olhar é o de gratidão e isso peço ao Senhor! (Lipel)

· Meu Pai trabalha sempre... eu também devo trabalhar! Converte, Senhor, meu modo de agir! Vi um Jesus ativo, dinâmico... Até que ponto eu estou trabalhando para servir a Deus? Unir-me a Jesus na missão. Jesus é  o grande anunciador do Pai! Como é meu testemunho de vida? Se realmente eu conheço e amo Jesus, devo apresentá-lo aos outros... Cada vez que eu trabalho, glorifico o Pai e faço com que Ele seja mais conhecido e amado... (Dora)

· Importância da acolhida! Pedi para o Senhor aumentar a minha fé. Desapegar-me das coisas materiais... Oração em movimento..., pois em tudo o  que faço, invoco Jesus. Diante do sofrimento, ver a mão de Deus; após a Cruz vem a ressurreição! A gente nunca se arrependerá de fazer o bem. (Aracy)

· Semana tumultuada... Este compartilhar é uma riqueza muito grande! Só através da oração é possível esse crescimento espiritual.... (Iolanda)

· Graça da semana: Configurar o meu  modo de agir com o de Jesus! Dom e tarefa, porque deve ser lapidada todos os dias. As escolhas são difíceis... como dar prioridade ao que deve ser feito? É o meu dilema! Como mudar o meu modo de agir e entrar em sintonia com Jesus através da oração?... (Marlene)

· Apelo para estar sempre em busca do crescimento espiritual: leituras, meditação, estudo... Só se conhece bem aquilo que se ama! Conhecer melhor Jesus, para mais amá-Lo, segui-Lo e servi-Lo! Nunca me acostumar com o mistério de Jesus, mas estar sempre maravilhada com sua grandeza. Deixar que Ele toque minha consciência...(Lylia)

Um comentário:

  1. QUe bom que o senhor está de volta, Pe. Ramon! O senhor já faz falta!
    Seja bem vindo!
    Abraço,
    Lylia

    ResponderExcluir