32. Discípulos sem fronteiras... (Autobiografia de s. Inácio de Loyola)

Voltando da Terra Santa, Inácio de Loyola decidiu estudar para ajudar melhor às pessoas. Isto lhe trouxe as suspeitas da Inquisição espanhola, quando ele se encontrava em Alcalá. Era o ano de 1525.

Por meio dos Exercícios Espirituais ganhou alguns companheiros que o seguiram fielmente por certo tempo. Os primeiros em Barcelona: Calixto de Sá, Lope de Cáceres, João de Arteaga e João Reynalde (1524). Eles se reuniam para partilhar a experiência da primeira semana dos Exercícios.

Contudo, este grupo de “amigos no Senhor” tinha mais zelo do que instrução. A Inquisição estava de olho neles, pois incomodava a alguns o seu modo de viver... Em Alcalá e em Salamanca foram colocados em prisão, por algumas semanas.

Foram logo tirados do cárcere e ele começou a encomendar a Deus e a pensar o que devia fazer. Achava grande dificuldade em permanecer em Salamanca, pois para aproveitar às almas, lhe parecia fechada a porta com aquela proibição de não definir pecado mortal e venial. Assim resolveu ir para Paris a estudar (Autob. 70/71).

A “santa” Inquisição fez a vida impossível a estes jovens apóstolos. Não só Inácio foi preso, mas também seus amigos e companheiros foram encarcerados por 22 dias. Depois, sem mais, os soltaram. As autoridades religiosas locais colocaram grandes dificuldades para que eles pudessem servir os pobres e oferecer os Exercícios Espirituais aos interessados. Diante dessa proibição, Inácio decide buscar novos rumos e continuar seus estudos num centro universitário sério. Sozinho e a pé, deixa, pois, Espanha e parte para Paris, buscando uma vaga na Universidade da Sorbonne.

Chegando em Paris, logo formou outro grupo: João Castro, Pedro de Peralta e Amador de Elduayen... Este grupo também não vingou. Também será em Paris que encontrará os companheiros definitivos e com eles fundará a Companhia de Jesus: Pedro Fabro, Francisco Xavier, Diogo Laynez, Afonso Salmerón e Bobadilla (1528). Pessoas significativas fazem facilmente seguidores! 

Como Inácio de Loyola, também nós queremos ser discípulos de Jesus e sem fronteiras!

Uma pergunta: E você, para onde vai e por quê?

4 comentários:

  1. Inspirado por St Inacio... Que Deus guie meus caminhos e me ajude nos momentos da dificuldade!

    ResponderExcluir
  2. Que bela história a de Santo Ignácio! Teimoso como ele só, não deixou nunca se abater pelos perseguidores da sua doutrina. Um grande exemplo a seguir!Abraços. Lipel.

    ResponderExcluir
  3. Amém Padre!
    Não tinha ainda me dado conta de que o senhor estava sendo membro do meu grupo "Evangelizo nas Redes Sociais" no Facebook.Obrigado pela sua participação e de deixar sempfre o link do seu site.
    Fico honrado, mas gostaria que o senhor se puder além do site deixe sempre uma mensagem no grupo para todos nós.
    Fui seminarista Jesuíta em 1986 em Olinda PE, mas terminei por fazer os votos em outra congregação.Hoje sou casado, vivo doente e transplantado renal.Peço que ore por mim.
    Um abraço, seu site é ótimo!
    Tarcísio!!!

    ResponderExcluir
  4. Pe. Ramon, Vou caminhando...tentando seguir Jesus...Onde vou,para onde vou, não sei!!!! Vou seguindo dia após dia.
    Isto porque gostaria de ir em busca da santidade,do conhecimento melhor sôbre Jesus e sobretudo de mim mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir