Deus entra pelos nossos sentidos...

Basta que me toques, Senhor!
Dizer que Deus entra pelos sentidos parece estranho e paradoxal. O Pe. Teilhard de Chardin (1881-1955) encontrava Deus no coração da matéria e acreditava que esta se orientava ontologicamente para o Espírito. Nosso melhor aprendizado e nossas melhores convicções entram experiencialmente e assim se consolidam.
O mesmo acontece com a fé em Jesus Cristo. Jesus não é uma teoria ou ideologia; Ele, como Ressuscitado, está vivo e pode ser cotidianamente experimentado. Deus entra pelos sentidos e O encontramos na vida!

O sinal decisivo de que alguém crê em Jesus está na vida que leva. Se somos sensíveis à dor do mundo é porque Deus entrou pelos nossos sentidos. O apóstolo João começa sua primeira carta dizendo: “... O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e o nossas mãos tocaram do Verbo da vida”... João repassa os sentidos, pois sabe que chegamos a Deus por eles. O que experimentamos nunca esquecemos!

Os discípulos amaram o Senhor e por isso aceitaram sua doutrina. Só acreditamos se amamos! O amor coloca em outro patamar os relacionamentos: quando fixamos o nosso olhar, vemos mais e escutamos melhor. Tenho pavor dos sentidos atrofiados: ver distraído, ouvir sem prestar atenção, falar sem nada revelar, tocar sem se comprometer!...

O “saborear internamente as coisas...” é já experiência do Ressuscitado!

Uma pergunta: Deus entra realmente pelos seus sentidos?...




2 comentários:

  1. Saborear internamente é mergulhar da essencia de nosso ser.È uma graça e busca. Obrigada pelos seus textos. Eles me fazer crescer espiritualemnte. Obrigada Muneide

    ResponderExcluir
  2. Procuro tanto [O MEU GRANDE AMIGO]mas gostava de sentir a Sua presença pois nada mais me interessa na vida, porém vivo num verdadeiro deserto que faz muito doer.Ando sempre em buscas mas não consigo saciar-me.Prcuro-O a toda a hora e das mais variadas maneiras mas como nunca fui amada não devo saber o que é AMOR.É uma agonia permanente.Teilhard de Chardin é um protento,fiquei louca por ler a sua reflexão mas parece que já estou morta.Para mim só DEUS basta...mas continuo sóó´´ó.

    ResponderExcluir