Sempre positivos num mundo diverso!...

Algumas pessoas nos fazem caminhar!...

O ser humano é complexo e o seu interior quase infinito. Contudo, esta imensidade experimentada parcial e pontualmente no dia-a-dia é mais sentida do que verbalizada. Somos profundos e místicos, mas também limitados; espirituais e transcendentes e, ao mesmo tempo, concupiscentes e carnais. Esta mistura santa e pecadora possibilita variantes infindas que, por desgraça, são mais negativas do que positivas; repetitivas e não muito criativas.

Como experimentar o gratuito, sempre grande e unitivo e não ficar no egoísmo, sempre pequeno e disjuntivo? Como sair da sufocadora mesmice e deixar-se levar pela força da complexidade? Se estamos tocados irremediavelmente pelo pecado, muito mais o estamos pelo poder da graça! Cristo ressuscitado supera infinitamente as humanas limitações e incoerências do primeiro Adão e de seus descendentes!

Deveríamos ser otimistas e positivos, mas nosso pessimismo histórico nos impede de saborear verdadeiramente a vida. Esse inconsciente negativo está muitas vezes entrelaçado com as questões de gênero ou da corporeidade, dando a sensação de que nunca seremos felizes nem estaremos salvos de verdade. Negatividade e maldição parecem marcar fortemente a existência de muitos. Os condicionamentos históricos, sociais, familiares e pessoais aprisionam e angustiam muitas pessoas e quantas precisam de ajuda terapêutica para poder sobreviver!

É preciso sair desse atoleiro aparentemente interminável. Necessitamos de outra visão mais positiva, para deixar de lado o poder da negatividade. Temos algumas certezas e experiências a nosso favor: A vida está sempre do nosso lado, por mais frágil que seja; o mistério divino da encarnação marcou positiva e eternamente toda existência humana. Nada fica fora daquela presença sublime que, desde então, tudo invade e diviniza.

Encontrar graça na desgraça e o divino no humano é tarefa cotidiana para todos! O Senhor vem ao nosso encontro onde menos o esperamos! Tudo se torna claro e transparente para quem sabe enxergar! 

No coração há mistérios infinitos que a própria razão muitas vezes desconhece. Um deles, a liberdade; outro, o amor. Liberdade e amor são essenciais no ser humano. Sem a experiência dessas realidades fundamentais ficaremos truncados, perdidos e diminuídos.

As Ciências Humanas (Filosofia, Antropologia, Psicologia...) tentam dar uma explicação convincente a esta falta de apreço pelo importante e essencial, mas não encontra unanimidade nas suas propostas: uns negam terminantemente a liberdade e o amor; outros os idolatram em demasia. Provavelmente, a verdade se encontra no meio dessas duas polarizações: não há liberdade pessoal sem compromisso social, nem amor sem responsabilidade. Se assim agirmos, estaremos muito perto da ética do cuidado, do re-encantamento pela criação, da sacralização do dessacralizado, valorizando respeitosamente tanto as pessoas como o seu entorno.  

Vivemos tempos de grandes mudanças culturais que afetam o nosso modo unidimensional de viver.

Hoje, não só o diferente tem carta de cidadania, mas também o friki e o fraudulento se fizeram visíveis e ganharam espaços sociais significativos. Experimentamos ao mesmo tempo o individualismo que separa e a globalização que agrupa. As liberdades individuais, fruto de misteriosas opções, têm conseqüências pessoais e também  obrigações sociais.

Hoje como ontem, um dos aprendizados mais desafiadores é o de viver a própria personalidade sem se isolar e sem machucar.

Uma pergunta: O NÃO, ocupa muito espaço na sua vida?

3 comentários:

  1. Árdua e desafiante tarefa, "viver a própria personalidade sem se isolar e sem machucar"

    ResponderExcluir
  2. Árdua e desafiante tarefa, "viver a própria personalidade sem se isolar e sem se machucar"...Mas pior do que o negativismo, é como encontrar forças para sair do conformismo, da zona de conforto e romper o comodismo? Não estamos satisfeito onde estamos, sabemos o que, onde e como mudar, por que isso se torna tão difícil, mesmo sabendo que somos capazes de mudarmos? Como romper essa inercia e dar o primeiro passo?

    ResponderExcluir
  3. P.RAMÓN,
    A DOCE PAZ DO MENINO JESUS INVADA A VIDA DE CADA UM DE NÓS, CRIADOS PARA SER FELIZ, PARA ESTAR EM DEUS, ATRAVÉS DO OUTRO.
    PARA MIM, A VIDA É SEMPRE BOA, TEM SEMPRE MAIS BEM QUE MAU,SÓ QUE O MAU FAZ BARULHO E O BEM É SILENCIOSO.
    SE ASSIM NÃO ESTÁ SENDO É PORQUE O SER HUMANO ROMPE A HARMONIA EXISTENTE ENTRE ELE E DEUS, ELE E O MUNDO, ELE E O OUTRO E ATÉ MESMO EMTRE ELE E ELE MESMO, QUANDO NÃO SE ACEITA, NÃO SE AMA,OU NÃO SE ALGUMA COISA, QUE A PSICOLOGIA ENSINA.
    E O PRIMEIRO PASSO ÁRA ENDIREITAR TUDO ISSO É ORAÇÃO.
    O NÃO DEVFE SEMPRE ESTAR À MÃO POIS O ATIVISMO É UMA DAS MANEIRAS DE SE DISSOCIAR DE DEUS E QUERER FAZER.
    TEMOS INFINITAS POSSIBILIDADES E CAPACIDADES DADAS POR DEUS. O MISTÉRIO É NÃO COMPLICAR E FAZER A NOSSA PARTE COM A CERTEZA DE QUE DEUS JÁ FEZ A DELE.
    COM AMIZADE. LUIZA

    ResponderExcluir