Todos somos viandantes...

Sem mover os pés, não sairemos da nossa mesmice
Viver é caminhar e todos nascemos com esse anseio. A vida é uma longa jornada e ás vezes nos distraímos e até nos perdemos... Mas, "percorremos" ou realmente "fazemos" o nosso caminho? "Percorrer" é andar por sendas abertas por outros e avançar sem quase perceber; "fazer o caminho", pelo contrário, é abri-lo, percebê-lo e correr riscos, explorando e sentido do desconhecido. Cada um é convidado a seguir os apelos que emergem do coração e "fazer" do melhor modo o seu caminho, desbravando-o com criatividade, ousadia e destemor. Os caminhos dos outros não sãos os meus caminhos... Thiago de Mello dizia: Não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar.

Todos somos peregrinos, seguidores de sonhos. Jesus é mesmo o seu caminho? Os Evangelhos não ensinam chegadas, mas só partidas e o desafio de “entrar” no caminho de Jesus, para poder viver em terra de andanças, de descobertas e desafios...

No seguimento de Jesus o percurso não é o mesmo para todos, mas se não nos perdemos, nos Cristificamos! Quem nunca se perdeu e teve que retornar ao verdeiro caminho?

Jesus foi também um caminhante e suas pegadas deixaram gestos fraternos e palavras “bem-ditas”, ambos inesquecíveis. A presença do Senhor Ressuscitado nos enleva e arranca de toda acomodação. A disponibilidade para colocar-se em marcha deve ser imediata e generosa: Não leveis nada para o caminho! Uma exceção: “um cajado somente”. O cajado exclui o significado de mando, violência ou poder e nos identifica com a itinerância.

Na estrada do peregrino, há o imprevisto, a simplicidade e, por vezes, até o frio. Há encontros e desencontros; umas vezes se ama e é amado, outras perdoa e é perdoado... mas sempre recomeçando! E os encontros são tão passageiros, pois os companheiros são só por algum tempo, pois também eles precisam partir e caminhar... Ninguém é dono de ninguém!

O caminho, quando partilhado, nos transforma. Todos somos viandantes e partilhamos nossos sonhos quase infinitos...

Uma pergunta: Para onde e como você vai? 

8 comentários:

  1. PROSSIGO DEVAGAR , MAS SEGURANDO NA MÃO DO MESTRE EM MEU CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso.Mesmo que páre não soltarei a mão do Mestre.

    ResponderExcluir
  3. É ficar sempre atenta lendo o livro da Bíblia escrita em nosso coração. Às vezes paramos, mas segurando nas mãos do Mestre podemos dar outras caminhadas.Obrigada! MUNEIDE.

    ResponderExcluir
  4. A mística da itinerância me fascina.Obrigada pelo presente.
    Das Dores
    Goiânia - Go

    ResponderExcluir
  5. " Ando devagar, porque já tive pressa, e guardo este sorriso ...."
    "Caminheiro, nao há caminho. Caminheiro, caminho se faz caminhando!"
    A dinâmica inaciana nos coloca no caminho. Como é bom caminhar.
    Ramón este texto fez-me recordar dos EE de 30 dias, 1990, com vc. Recordei minha consigna:" Nada leveis pelo caminho. Por onde andardes anunciai com alegria a Boa Nova do Reino"
    No caminho na medida que Vamos permitindo que Deus seja o Senhor de nossa vida, caminhamos para Jerusalém .... Devagar porque já tive pressa ....

    ResponderExcluir
  6. Recordei meus 30 dias em 1990. Recordei minha Consigna: Nada leveis pelo caminhp, por onde andardes anunciai com alegria a Boa Nova do Reino (Mc 6,8). Assim, caminho com Jesus para Jerusalém... Tenho percebido e experimentado que o mais difícil é viver centrada no CAMINHO...

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto, Pe. Ramon, como sempre.
    Como o senhor escreveu, " A presença do Senhor Ressuscitado nos enleva e arranca de toda acomodação".
    Obrigada por compartilhar tanta sabedoria conosco.
    Abraço,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Olá Pe.Ramon, achei lindo o texto e fiquei pensando o quanto já caminhei e o quanto ainda necessito caminhar. Já me perdi pelo caminho algumas vezes, mas pela Graça de Deus , volto para ele. Obrigado por compartilhar. Deus o abençoe hoje e sempre.
    Abraços
    Fica a citação "A PRESENÇA DO SENHOR RESSUSCITADO NOS ENLEVA E ARRANCA TODA A ACOMODAÇÃO"

    ResponderExcluir