Quo vadis, Bento XVI?...

A maior riqueza do homem é a sua incompletude...
El Papa sale del Aula Pablo VI del Vaticano. | Reuters
A todos nós surpreendeu o gesto do Papa Bento XVI. Só pessoas grandes são capazes de realizar gestos significativos e proféticos. Profético pois facilita a escolha e o tempo de serviço dos futuros Papas no governo. Lá se foi uma tradição de quase 600 anos! O próximo Papa, pois, deverá ter força física, inteligência teológica e fortaleza moral suficientes para exercer o seu ministério petrino por um tempo razoável.

Alguns me perguntam quais serão os próximos passos... Partilho o que pesquisei: Após o dia 28/FEV, a diocese do Bispo de Roma é declarada ‘sede vacante’ e Bento XVI se retirará ao Palácio de Catel Gandolfo, perto de Roma, onde os jesuítas temos um observatório astronômico desde 1891, conhecido como `Specola Vaticana´. A Igreja, então, será governada, provavelmente por duas semanas, por um colegiado de cardeais que deverão marcar o inicio do Conclave e decidir sobre assuntos quotidianos da Igreja.

O Conclave (do latim cum clave: com chave, reunião a portas fechadas), congregará em clausura rigorosa os cardeais eleitores que permanecerão incomunicados com o exterior, até a escolha do novo Papa. Eles se reunirão na belíssima Capela Sixtina. Os 117 cardeais eleitores, todos com menos de 80 anos (o arcebispo emérito de Kiev/Ucrania não poderá participar, pois  cumprirá 80 anos no dia 26/FEV, dois dias antes da renuncia do Papa), se reunirão provavelmente na segunda quinzena de março. Entre eles, 61 são europeus (28 italianos!), 19 latino-americanos (5 brasileiros!), 14 norte-americanos e canadenses, 11 africanos, 11 asiáticos, e 1 australianoUma vez escolhido o novo Papa, por 2/3 dos votos, Bento XVI, será bispo emérito de Roma, e provavelmente passará a ser chamado de Santidade ou simplesmente de ‘Cardeal Ratzinger’.

Quem será o novo Papa? Só Deus sabe, mas imagino que a escolha recairá sobre alguém mais jovem e que tenha forças físicas, morais e espirituais suficientes para coordenar a poderosa Cúria Romana e assim guiar paternalmente o povo de Deus, por um tempo razoável. Alguém que tenha força missionaria e capacidade de enfrentar com espírito ecumênico os desafios sociais, religiosos e morais que se nos apresentam. Trabalho não falta! E quem poderia ser o escolhido? Odilo Scherer, 63 anos, Arcebispo de São Paulo? Peter Turkson, 64 anos, africano de Gana? Marc Ouellet, 68 anos, do Canadá? Leonardi Sandri, 69 anos, italo-argentino?... Por enquanto, são só especulações!

Agradeçamos a Deus pelo serviço prestado por Bento XVI à Igreja, nestes quase 8 anos de Pontificado e que o seu gesto profético ajude a concretizar um outro modo de exercer o papado. Sem querer, Bento XVI ajudou a romper velhas tradições e nos obriga a trilhar novos caminhos. Isto é muito importante!

Atitudes falam mais do que as palavras e assim este Papa já entrou na história!

E você, o que acha?

Um comentário:

  1. O Papa foi humilde e, esta humildade fala muito forte, pois sao mais do que palavras,é uma atitude p`rofundamente evangélica.
    Que Deus evangelize tb nossos coraçoes, para aprendermos a xcada dia sermos humildes.
    Obrigada santo Padre!
    Ir. Fátima

    ResponderExcluir