O Papa ‘irmão’ Francisco...

Eu queria mesmo desver o mundo... (M. de Barros)
Tenho lido muito e escrito um pouco sobre o Papa Francisco. Eis. agora, algumas considerações que me chamaram mais a atenção:
 
1. Interesse enorme da ‘mídia’ sobre a instituição Igreja Católica, tantas vezes questionada e atacada. Os jornais e TV continuam focalizando o Vaticano, minúsculo Estado, com suas teleobjetivas e microfones. Até quando?
 
2. Encantamento com o Papa Francisco. O povo ficou encantado com a novidade do nome ‘Francisco’ e o estilo despojado, simples, humano e até carinhoso do novo Papa. Um jornalista espanhol, ateu, disse que não chorou na audiência de hoje, por vergonha dos seus colegas, mas que estava superemocionado por dentro ‘vendo’ e ‘escutado’ o ‘irmão’ Francisco...
 
3. E o adjetivo ‘jesuíta’? Para uns, reformadores, traz esperança, pois vêm a Companhia de Jesus como uma Congregação religiosa que tomou a sério as propostas do Vaticano II: Colegialidade apostólica versus centralismo da Cúria Romana, valorização da vocação batismal versus privilégios clericais, Paz mundial versus intimismo sacristão, etc... Os ‘tradicionalistas’, pelo contrário, estão assustados com tamanha simplicidade e liberdade.
 
4. Os dias passam e o Papa continua provocando gestos novos. Primeiro escreveu ‘fraternalmente’ ao Rabino chefe da Comunidade judaica de Roma; no dia seguinte telefonou à Curia Geral dos jesuítas, Roma, para agradecer de coração sincero a belíssima carta que o nosso superior Pe. Adolfo Nicolás lhe fez chegar; hoje, sábado, se encontrou com os 6.000 jornalistas e suas famílias e, ao final os abençoou em silêncio, por respeito aos que não são católicos (evangélicos, agnósticos, ateus, muçulmanos, etc). Os jornalistas saíram emocionados e encantados chamando-o já de ‘irmão Francisco’.
 
5. Mais ainda? Este homem carismático ainda não foi ‘empossado’ como bispo de Roma nem iniciou o seu ministério petrino, 19/MAR, mas na véspera ainda receberá à presidenta da Argentina, Cristina Kichner (adversária política!), e no dia seguinte receberá os ‘delegados fraternos’, isto é irmãos evangélicos coordenadores de diversas denominações religiosas. No dia 22 será a vez do Corpo Diplomático diante da Santa Sé e por fim, no sábado almoçará com o ‘bispo emérito’ de Roma Bento XVI.
 
Vai ser uma semana cheia de acontecimentos e desafios diversos que o Papa Francisco deverá enfrentar. Oxalá consiga ser como até agora foi: simples, alegre e fraterno.
 

12 comentários:

  1. Bom podemos perceber que a igreja passa por um momento de mudança, após a atitude humana e firme de Bento XVI que provou o verdadeiro conceito de amar e servir, dando seu MAGIS até quando pode deixando seu "gargo" de cabeça erguida para ser assumido pelo "irmão" Francisco" que ja em sua primeira aparição demonstrou total simplicidade, sabedoria. E sem duvida logo na primeira apresentação passou a todos os fieis a ideia de que veio para pregar e viver junto a nós o evangelho.

    ResponderExcluir
  2. O primeiro comentario como anonimo é meu(Pedro Henrique Ferraz Silvério-ETE "FMC")

    ResponderExcluir
  3. Magnifico. Meu coração fica tranquilamente alegre cada vez que vejo e leio coisas como a que você acaba de escrever sobre Papa Francisco. Sei que é isso mesmo. Claro, tirando o povo da midia, que procura qualquer detalhe para vender a imagem da maneira que querem. mas me parece um irmão, alguém íntimo a mim falando se colocando com gentos e atitudes...
    vejo que é alguem fiel ao que recebeu como herança a espiritualidade inaciana: um contemplativo na ação. É disso que precisamos.

    ResponderExcluir
  4. Ah, como eu queria uma Igreja dos pobres e para os pobres!, esse é o ideal da verdadeira Igreja de Cristo! Com certeza nosso Papa Francisco deverá guiá-la para isso... Essa é nossa esperança!!!! Fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  5. Estou amando esse papa...

    ResponderExcluir
  6. Lindo e coerente a fala do Papa Francisco sobre a necessidade da presença de Cristo a frente das açoes dos cristãos para não nos tornarmos uma ONG Piedosa. Achei providencial a lembrança por ocasião do 1º Angelus sobre o perdão

    ResponderExcluir
  7. Ele continua pedindi que rezemos por ele. Continuarei rezando para que ele continue com essa alegria e simplicidade. Amém!

    ResponderExcluir
  8. Que alegria com a eleição do Papa Francisco, jesuita. Sinto que o mundo está vibrando pela sua santidade. Vamos caminhar na fé e na fraternidade. Parabéns para vocês...

    ResponderExcluir
  9. Ele mais uma vez aceitou o chamado de Deus e creio está abrindo portas e janelas, derrubando trancas e ferrolhos, para que o sol adentre mais profundo e ilumine tudo e todos.As primeiras impressões são fortes e importantíssimas para o novo relacionamento, espero veemente que ele seja feliz no seu pontificado, porque sabemos que muitos serão os desafios, que o Espírito Santo de Deus continue abençoando, fortalecendo e iluminando seus pensamentos, atitudes e ações. Sigo orando por ele e por toda a humanidade.Maria Angela

    ResponderExcluir
  10. Será que santo Inácio imaginou que algum dia um filho seu seria Papa? Penso que nao, mas imagino que neste momento está dizendo, como todos os pais quando veem seus filhos vivendo bonitamente: "este é meu filho!" . Nosso Irmão Francisco, que Deus continue te concedendo muitas luzes e muitas graças...

    ResponderExcluir
  11. Amém! Gostei do texto. Vamos ajudá-lo fazendo a nossa parte.

    ResponderExcluir