Passos do Papa Francisco...

Ele fez um limpamentos nos meus receios...
O Papa Francisco é um fenômeno midiático. Ele saiu da escuridão e do anonimato para trazer maior esperança e credibilidade aos cristãos. Os papados anteriores, além de produzir belos documentos, silenciaram a voz de muitas pessoas.

Será que convocará um novo Concílio? A maioria dos bispos foram nomeados pelo Papa João Paulo II e não tem personalidade nem pensamento próprios, o que impossibilita um Concílio. Norma da escolha? Nem inteligentes, nem santos, apenas obedientes!

Neste logo inverno eclesial vivido e experimentado nos últimos 25 anos, vimos como os jovens foram desaparecendo das nossas comunidades, cansados com a monotonia reinante. Com a volta da grande disciplina e desmonte do Vaticano II, a Igreja se voltou sobre si mesma, entrando no carreirismo e na busca do poder eclesial. Que o digam a Cúria Romana, o IOR (banco do Vaticano) e os escândalos de pedofilia encobertos...

Agora, graças à liderança aberta e alegre do Papa Francisco, parece que os jovens estão voltando.

Francisco é, ao mesmo tempo, humano, inaciano (jesuíta!), franciscano (nome!) e eclesial. Isso não é pouco, numa época em que alguns desses adjetivos ficaram desconfiadamente de lado.

Certamente os Papas anteriores também deram passos importantes. Lembremos: O Papa João XXIII (1881-1963) prescindiu da cadeira gestatória, pois até então os Papas eram levados nos ombros de funcionários do Vaticano; Paulo VI (1897-1978) abandonou a tiara de ouro e brilhantes que levava sobre a cabeça, a vendeu e deu o dinheiro aos pobres; João Paulo I (1912-1978) nos brindou, nos poucos dias do seu pontificado, com o seu singelo sorriso; João Paulo II (1920-1965) se aproximou dos jovens (idealizou a JMJ!) e beatificou a madre Teresa de Calcutá; Bento XVI (2005-2013/abdicação), além de sua prodigiosa inteligência, entrou na história pelo seu gesto corajoso de demissão.

E o Papa Francisco (MAR/2013)? Em pouco tempo, ele fez tantos gestos significativos que ficamos pasmados e encantados. Lembremos: pede a bênção do povo reunido na Praça São Pedro (13/MAR), por ocasião da sua escolha; Na Quinta-feira Santa lava os pés de jovens detentos (28/MAR), entre os quais algumas moças e uma muçulmana; fica na Casa Santa Marta e não se hospeda no Palácio Vaticano; continua com seus surrados sapatos pretos...

E os gestos continuam: Prefere chamar-se bispo de Roma; simplifica sua celebração litúrgica e aos jornalistas que cobriram incansavelmente o Conclave lhes dá a bênção em silêncio, por respeito aos não católicos que estavam lá. Em fim, recebeu bondosamente em audiência (8/MAI) à União Internacional das Superioras Gerais (UISG), coisa que João Paulo II, no seu longo pontificado nunca quis fazer. E tudo isso, sem perder a alegria!

Evidentemente que as grandes reformas internas da Igreja (Curia Romana, Secretário de Estado, nunciaturas, escolha de bispos, maior destaque aos leigos e à mulher nas decisões eclesiais...) e as externas (paz no mundo, ecumenismo, diálogo inter-religioso, poder do capital econômico...) ainda estão em fila de espera...
O Papa Francisco veio para incluir e não excluir, e fazer uma Igreja mais parecida com a proposta do Evangelho do profeta de Nazaré.

Isso é o que pretendeu o Concílio Vaticano II, 50 anos atrás!

E você, o que acha do bispo de Roma, Papa Francisco?


4 comentários:

  1. Que eu saiba, somente sobre ele e Jesus, o Espírito Santo pousou em forma de uma pomba branca, engraçado, eu o sinto, como uma criança às vezes brincando, uma expressão pura, ingênuo,singela, natural, nada medido, nem premeditado, outras vezes, com o semblante ainda meio surpreso com tudo que está acontecendo, é assim que o sinto, foi assim que o vi, no dia do anuncio, ele parecia uma criança crescida, com o olhar perdido no horizonte, um misto de emoção e surpresa, como a dizer, e agora meu Deu? O que faço? E num gesto de humildade, dobrou sua cerviz, àquela multidão, também surpreendida.Sua história, seus gestos e atitudes ,serão escritos com o passar do tempo,rogo a Deus para que dê tudo certo e dará, porque ele ouviu o chamado e deu o seu SIM, agora é ele e Deus. Ele é o amor real, em pessoa, nada mais será igual a partir dele.Tem muita personalidade. Sua própria identidade.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de ler seus textos, pe Ramon, assim como os comentários! Concordo com tudo o que disse. Obrigada! Renata Villela.

    ResponderExcluir
  3. Que os Passos do "Papa Francisco", sejam cada vez mais firmes na pregação da Palavra de Deus,,, Armando Lemes

    ResponderExcluir
  4. Estou cada dia mais encantada com ele, Pe. Ramón. E como o senhor bem disse, ele veio incluir e não excluir. E isso oé muito confortante para nós, cristãos.
    Lylia

    ResponderExcluir