Comunicado do Provincial da Companhia de Jesus no Brasil sobre a Páscoa do Pe. Libânio ...

Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 2014
Em nome de todos os jesuítas do Brasil, venho comunicar, com pesar, a todos os amigos e conhecidos do Pe. João Batista Libânio SJ a triste notícia do seu falecimento, na manhã de hoje, em Curitiba, onde pregava um retiro a um grupo de professores e coordenadores do Colégio Sion.

A notícia, tão surpreendente quanto o enfarte fulminante que o levou, deixou-nos a todos sobressaltados. Ele morreu trabalhando, com a mesma intensidade com que viveu sua vida, sempre disposto a servir.

Tomados pela dor da perda do nosso querido companheiro e irmão, invade-nos, ao mesmo tempo, o sentimento de agradecimento a Deus por essa vida longa, fecunda e dada – gasta até o fim! – sem reserva, a serviço de Jesus e da sua Igreja.

A Igreja do Brasil e a Companhia de Jesus perdem, com a morte do P. Libânio, um homem de Igreja, um reconhecido teólogo, um pastor zeloso e um pensador lúcido, sensível e aberto aos problemas da cultura e da sociedade contemporâneas.

Que o Senhor da Vida, a quem ele serviu como apaixonado seguidor de Jesus Cristo, o acolha no infinito lar do seu coração, onde já começou a saborear o esplendor da tão sonhada “terra sem males”, desse reino de Deus por fim levado à plenitude, pelos quais ele tanto trabalhou.

E que ele – antes como pensador e agora como intercessor – ajude aos que continuamos militando na margem de cá da Igreja a traduzir na vida – como leigos cristãos, religiosos e religiosas, diáconos, presbíteros e bispos – a fé cristã que ele perscrutou sem se cansar, como teologia a serviço da Palavra que alimenta todos os segmentos da comunidade eclesial.

                                                      P. Carlos Palácio SJ
                                                      Provincial do Brasil

6 comentários:

  1. Meus sentimentos à Comunidade jesuíta que perde seu grande pensador e fiel seguidor de Jesus.
    Que nos abençoe do lugar especial que o Senhor lhe preparou.
    Marita Duarte

    ResponderExcluir
  2. Agradeço e compartilho sua “memória” do mestre e profeta P. Libânio.
    A Vida venceu nele! Odete FI

    ResponderExcluir
  3. Em luto. Sinto uma tristeza imensa nesse momento, surpresa com a notícia, pois era uma admiradora de Pe. Libânio sj, homem simples, de inteligência rara e de comprometimento com as causas sociais. Perde a igreja, perde a teologia, perde a teologia da libertação, perdem todas as pessoas que conviveram com ele em algum momento de suas vidas. Ganha o Reino de Deus: um pastor que cumpriu e viveu o Evangelho em seu dia a dia. Que Deus o tenha na paz eterna. Meus sentimentos à família e a companhia de Jesus... (Luiz Macieira)

    ResponderExcluir
  4. Grande perda teve a Companhia de Jesus e toda a Igreja com a partida deste homem comprometido com a fé cristã, através do seu serviço incansável ao Reino pelos ensinamentos teológicos e como pastor zeloso que era. Solidarizo-me com meus irmãos jesuítas e com os familiares do Pe. J. B. Libânio. Como disse o Diác. Glêvison, "a ciranda da vida continua, porém cantando com muitos outros a cantiga eterna de felicidade", é o que deve acontecer quando dedicada toda uma vida a Deus e ao serviço da Igreja e dos irmãos, o que acredito esteja o Pe. Libânio gozando agora nos braços do Senhor! (Marlos Resende)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Pe Líbano por todo que de ti aprendemos, por ter participado de nossas histórias. Jazinho nós encontraremos novamente e faremos uma grande festa!

    ResponderExcluir
  6. Meus sentimentos pelo falecimento do Pe. Libânio! Ele cumpriu o que lhe foi confiado e nos deixa uma grande riqueza que não há como mensurar.... O que ele semeou continuará florescendo e frutificando para o Reino. (Margareth P.)

    ResponderExcluir