Padre jesuíta holandês é assassinado na Síria...

Não matarás!...
O padre católico holandês Frans Van der Lugt, 75 anos, jesuíta, foi assassinado no dia 7/ABR/2014, na frente da sua comunidade em Homs, por um grupo de homens armados.

A notícia da morte do padre foi confirmada pelo Pe. Alex Bassili, da Casa Provincial do Oriente Médio e do Maghreb.

O Pe. Frans vivia no Oriente Médio havia já 50 anos. Ele chegou na Síria em 1966, depois de um período no Líbano para aprender a língua árabe. O Pe. Frans também era psicoterapeuta. Sua vida, dedicada totalmente aos outros, foi uma tentativa de reconstruir o sentido perdido da existência numa cultura tão diferente da sua, tendendo pontes de paz e de compreensão entre cristãos e muçulmanos.

Assassinaram um homem de paz, que nunca atacou a ninguém, nem mesmo com as palavras. Era um homem que sempre falava de paz e reconciliação, desejando um futuro melhor para a Síria... 

Ainda há muito Caim no mundo matando seu irmão!

2 comentários:

  1. Tem gente amando até o fim...A igreja tem essa face também!
    Nos unimos em oração e comunhão com os irmãos Jesuítas...

    ResponderExcluir
  2. Que o Padre Frans, ao lado de tantos outros mártires anônimos das guerras de hoje, descanse em paz, no luz da Santa Face que ele honrou, serviu e pela qual deu sua vida na pessoa dos pobres, famintos e refugiados de quem se fez irmão.
    Que interceda por nós e nos alcance essa coragem, esse compromisso, esse amor que vai até o fim, mais forte do que o medo, mais forte do que a morte.
    Peço ao Senhor que o Crescente Vermelho consiga retirar o corpo do Padre Frans do local do assassinato para que receba sepultura e ritos fúnebres dignos de sua santidade e para que os olhos de seus coirmãos e dos outros que viviam na mesma casa sejam poupados do prolongamento desse horror.
    Oremos também, intensamente, pelo Padre Paolo Dall'Oglio sj, também em território sírio, que se encontra sequestrado desde julho de 2013.
    NÃO MAIS A GUERRA!!

    ResponderExcluir