O esforço de ser...

As máscaras nunca me idealizaram...
"Quem sabe se o que as pessoas são já não é um esforço?...” (C. Lispector) Lembro dessa frase sempre que algum ser humano me espanta ou me escandaliza. Meu Deus! As pessoas já fazem um grande esforço para ser o que elas são! Ninguém precisa de máscaras, mas ser acolhidos com carinho. Tarefa difícil!

O que já vivi e continuo vivendo é fruto de um dom e não tanto do meu esforço. O corpo que o diga! Provavelmente alguns de nós carregamos cicatrizes, testemunhas maravilhosas de nossa fraqueza... Quantos nos ajudaram em aqueles momentos difíceis! A vida não é fácil, mas com a ajuda dos outros ela fica bem melhor!

Quero ser solidário, mas nem sempre o consigo... Ele, certamente, estava me dizendo: quero ser melhor! E sorri!

Outro dia tive um pesadelo. Sonhei que éramos peças de um tabuleiro que alguém manipulava e eliminava a bel-prazer... Eu não sabia quando seria eliminado, daí o pesadelo! Ao acordar, perguntei-me quantas pessoas eu já tinha deletado de minha vida... A vida real era provavelmente pior do que meu sonho...

Quem não tem problemas? Como você manifesta seus desamores? Há vulcões manifestos e outros escondidos debaixo do mar. Que tipo de vulcão é você?

Sou assim e não consigo ser diferente! escutei isso muitas vezes. No fundo estava me dizendo: Acolhe-me como eu sou! Não vivemos como queremos, mas como podemos. Só o amor acolhe o diferente...

Quem sabe se o que as pessoas são já não é um esforço... Continuo pensando nas consequências disso. Cada um é e ama como pode... e não precisa de mascaras para circular no meio de nós.

Uma pergunta: Você precisa de máscaras para viver?

4 comentários:

  1. Pe. Ramon, tudo que li é realmente que acontece no nosso dia a dia. "Provavelmente não somos nem vivemos como queremos, mais como podemos".
    Boa reflexão.
    Abraços
    Marilene Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Pe Ramon, otima reflexão! Somos por vezes meros animais em busca de sobrevivência. Porém vejo Deus em tudo que transcende esta condição, nos levando a nos libertarmos de nós mesmos, essa prisão que eu chamaria de máscara!

    Forte Abraço!

    Bruno
    Salto -SP

    ResponderExcluir
  3. APENAS ENFATIZANDO: "Quem sabe se o que as pessoas são já não é um esforço?...” (C. Lispector) Lembro dessa frase sempre que algum ser humano me espanta ou me escandaliza. Meu Deus! As pessoas já fazem um grande esforço para ser o que elas são! Ninguém precisa de máscaras, mas de ser acolhido com carinho. TAREFA DIFÍCIL!!!"

    Obrigada por mais esse belo texto para nos iluminar.

    Grande abraço.

    Joana Eleutério

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, Padre. Se me permite, gostaria de usar alguns trechos, com os devidos créditos, para uma reflexão com meus alunos e meus colegas de Facebook.

    Abraço

    Flavio Oniles (Flavinho :-) )

    ResponderExcluir