Felizes para sempre?

Casamento é relacionamento falido?
Quantos casamentos felizes você conhece? Numa pesquisa, 80% dos entrevistados se declaravam decepcionados com o casamento. O que isso está querendo nos dizer? O que está acontecendo nos relacionamentos interpessoais?

Casar é uma obrigatoriedade social e quem não o fizer será olhado com suspeita. Conheço pessoas que não encontraram na vida real seus parceiros e os buscam nas redes sociais. Querem casar seja como for! 

Vivemos numa sociedade de comportamentos repetitivos e ficar fora desse enquadramento é algo excepcional. Lembro de uma família que levou seu filho ao psiquiatra por que o jovem queria ser padre! A expectativa social e familiar é forte.

O acordo da felicidade parece ser: eu coloco o dinheiro e você cuida de mim e dos filhos, tudo bem? Essa proposta, com o passar do tempo, não dá certo.

As pessoas passaram a escolher seus parceiros pela paixão sentida e o desejo sexual realizado e esperam que isso dure para sempre. Não dura! Casamento é amor compartilhado e vivido artesanalmente com responsabilidade. Idealizar o parceiro (príncipe encantado!...) não ajuda em nada, pois logo perceberá que tem um sapo nojento em casa! Os contos de fadas transmitem inocentemente muitas verdades!

O que fazer para não cansar nem sufocar? Como manter o encantamento? Estar com alguém para não estar sozinho não tem futuro. Para muitos o matrimônio é uma aventura e não uma vocação! Ser felizes para sempre é possível, mas com amor e responsabilidade. E o amor, como uma plantinha, precisa de água (afeto, respeito, confiança...), adubo (cumplicidade, alegria, parceria...) e alguma poda (corrigir defeitos, erradicar maus hábitos, etc.)

Uma pergunta: Qual a receita para um casamento dar certo?

2 comentários:

  1. Não há receita pronta que garanta uma união feliz. No encontro de duas pessoas, se houver compromisso de ambas, a relação vai se construindo na caminhada. Há de se cuidar, sim, da qualidade desta relação para que a alegria da partilha esteja presente. Gostei da ideia do casamento como amor compartilhado e vivido artesanalmente...

    ResponderExcluir
  2. "¡Que acertada y veraz frase Padre! "El Matrimonio es una Vocación", así como lo es, la vida Religiosa, la Soltería o la Viudez.
    Y me parece, cada persona en la vida que le corresponda vivir, debe o va descubriendo ese camino. Lamentablemente habemos algunos que nos equivocamos; porque "de todo hay en la viña del Señor".
    Pero creo que lo importante es seguir adelante, a pesar de los tropiezos, caídas y errores. Además, estamos sólo de paso por ese mundo de Dios.
    Lo importante es saber reconocer los errores, enmendarlos si se puede, y hacer siempre el bien; vivir feliz sintiéndonos seguros que Dios nos ama y nos creo por amor y para El.

    Bendiciones abundantes y fraternas en esta bello Día; fiesta de Nuestra Señora del Carmen, Reina y Patrona de Chile".

    ResponderExcluir