Mais papistas do que o Papa...

Guardião do dogma...
Acabou, por enquanto, o Sínodo extraordinário sobre a família, mas continua o discernimento sobre alguns assuntos candentes até a próxima sessão, em OUT/2015.

Alguns cardeais, o alemão Muller, prefeito da Congregação da Fé, o norte-americano Burke, chefe da Signatura Apostólica e o austríaco Brandmuller, quiseram ser mais papistas que o Papa e se fizeram guardiões ferozes da ortodoxia. Mas, existe algum dogma de fé sobre a família?

O que é “dogma de fé”? Não basta que tal afirmação esteja na Bíblia ou na Tradição mais ampla da Igreja, mas é necessário que também seja proposta como tal por um “juízo solene” da Igreja, por uma “definição dogmática” de um Concílio Ecumênico ou de um Papa. Por tanto, os problemas relativos aos modelos de família não são dogmas de fé e o Sínodo tem inteira liberdade para deliberar com liberdade e decidir em consciência o que creia ser mais conveniente para o bem dos seres humanos, da sociedade e da Igreja.

Unidade no essencial, liberdade no acidental, caridade em tudo! Ficar parados no passado é perder a novidade e a alegria do Ressuscitado...

5 comentários:

  1. que feio um padre fazendo crítica a Cardeais tsc tsc isso é ser cristão? Lamentavel a sua postura arrogante

    ResponderExcluir
  2. Lamentavel o e-mail anterior, Ramón! Ate quando ainda vamos ser reféns de alguns cardeais que fazem parte da cúpula da Igreja e que ainda estão presos àquelas doutrinas que nos impedem de enxegarmos a boa nova de Jesus? Por que a igreja leva dezenas de meses, anos, séculos... para decidir algo tão simples. Pois bem, quando nos prendemos demasiadamente em doutrinas castradoras, somos impedidos de fazer uma bela experiência com a misericórdia de Jesus. Que pena! Na europa as igrejas já estão virando museu, hein? O quê fazer? E agora Francisco? (L.L.)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns padre Ramón pelo artigo. Não sei se o Zé da PJ ouviu o que o Papa Francisco disse: "não tenham medo de falar, opinar..." Bom, se ouviu não assimilou porque para ele, cardeais estão acima das críticas. Pobre Igreja se muitos pensarem assim.

    ResponderExcluir
  4. Faço minha as palavras de nosso professor de Moral Sexual Trasferetti: "Tradição em transição". Forte abraço Pe. Ramon

    ResponderExcluir
  5. ridículo essa sua postagem cheia de julgamentos e preconceitos. Pobres dos cardeais que tem que lidar com gente assim como você raivosos de teclado. Isso é ser cristão espero que se mude seu pensamento estreito

    ResponderExcluir