Começa a reforma da Cúria Vaticana?…

Graças a Deus a reforma da Cúria Romana, governo do Vaticano, começa a andar. Não é possível sonhar uma Igreja mais evangélica tento os mesmos funcionários clericais aferrados a seus mesquinhos privilégios de poder. O Papa passa, a Cúria permanece! dizem sem vergonha.

O Papa se reúne hoje, 24/NOV, com os responsáveis dos diversos dicastérios, cardeais e bispos, para partilhar com eles de modo oficial os novos rumos que se aproximam, Haverá um "Conselho de Ministros", formado por doze pessoas responsáveis dos novos "ministérios" simplificando significativamente os organismos da Cúria Vaticana e apresentando um novo modelo de trabalhar nela: o sinodal. 

Maior participação e menor poder clerical. Reduze-se a presença de bispos e cardeais nos postos de administração deixando-os livres para outros ministérios pastorais e se nomearão também leigos, acabando assim com o carreirismo clerical, pois só bispos e cardeais exerciam essas funções. Esta reforma ajudará o Papa no seu governo cotidiano a serviço da unidade da fé na justa diversidade das Igrejas particulares. Sem isso o ecumenismo fica estagnado! 

"sinodalidade" deverá ser o estilo utilizado no interior de cada dicastério, com sessões frequentes e ordinárias, e com maior participação de todos os seus membros. Espiritualidade de serviço e de comunhão, onde os leigos serão chamados a participar e colaborar.

Acaba o "poder feudal" na Igreja e começa o estilo sinodal, mais participativo e evangélico.

E você, o que acha?

3 comentários:

  1. Em oração para que a renovação aconteça sob as luzes do Espírito. Esperançosa.

    ResponderExcluir
  2. Toda reforma que aprofunde a Igreja NO CORAÇÃO DE JESUS CRISTO é sempre bem vinda... Z.S.

    ResponderExcluir
  3. Me parece muy bien. Que el Espíritu Santo siga guiando al Papa Francisco; le de la sabiduría y fuerza necesarios para no decaer, que las personas que lo secundan, le sean fieles y no lo traicionen, ni maten.

    Me parece que el Papa Francisco se pregunta, como el Padre Hurtado acá en Chile y auténtico Jesuita e hijo de Ignacio:
    ¿¿¿QUÉ HARÍA CRISTO EN MI LUGAR???????

    Es ese el cambio que está realizando, ¡adelante Francisco, jesuita americano, fiel a Jesucristo Dios amigo y hermano!.
    Dios lo bendiga y proteja en todo. Amén.

    ResponderExcluir